Lagoa Encantada: Um paraíso ilheense pedindo ajuda


Por Jamesson Araújo

Paraíso chamado Lagoa Encantada. Foto Jamesson Araújo.

No sábado (18) estive em Lagoa Encantada, local pertencente ao município de Ilhéus, e igualmente abençoando por Deus com muita beleza natural. Qualquer turista ou nativo se apaixona pela simplicidade da comunidade e a vasta opção de passeio ecológico com cachoeiras, nascentes, rios, e claro, a imponente Lagoa Encantada. São 10 km² de espelho de água cercados por mata nativa de uma Área de Preservação Ambiental (APA), com uma distância de 34 km do centro de Ilhéus (sendo 12 km em estrada de terra).

Infelizmente, esse paraíso não é trabalhado profissionalmente pela secretaria de Turismo de Ilhéus e como outros distritos com opções de turismo ecológico sofrem com o amadorismo dos governantes que passaram e que estão atualmente no poder.

Muitos ilheenses se perguntam por que Ilhéus não consegue desenvolver o turismo como carro chefe do município, gerando receita e centenas de postos de trabalho. O que falta? Falta planejamento, profissionalismo, e principalmente colocar na cabeça que o turismo de Ilhéus é diferente de Porto Seguro. Desculpe-me Porto Seguro, mas Ilhéus dá um banho em belezas naturais. A prefeitura de Ilhéus está preocupada com o Carnaval e esquece seu potencial, que é a natureza.

A caminho da Lagoa Encantada enfrentamos uma estrada péssima, com buracos e valetas enormes, que segundo os ribeirinhos atrapalha e muito o acesso de turistas e nativos. O Posto de Saúde funciona precariamente (como em toda cidade) apenas com uma enfermeira, e médico há muito tempo não aparece por lá.

Aconselhamos a secretaria de meio Ambiente a percorrer os 12Km, pois tem muita coisa irregular acontecendo, inclusive uma invasão a APA.

Com a indicação do amigo Gilson Dichera, fomos guiados pelo guia turístico e leitor do Blog Agravo, Jhon Menezes, e por outro amigo, Marcelo, comandante da embarcação. Percorrendo a Lagoa, fomos até o local onde a novela Renascer foi gravada, e ao fundo uma cachoeira imponente de 45 metros de caída, digna de registro (Vídeo). A Lagoa estava cheia, aumentando ainda mais sua beleza. Pelo pouco tempo, não deu para explorar outros locais indicados pelo guia.

Vídeo:

Além da beleza natural, a Lagoa também tem uma culinária maravilhosa, com moquecas de pitu e peixes frescos pescados na própria Lagoa. Almoçamos no restaurante do Sr. Fábio, de frente para a Lagoa, com uma comida sublime, que deixa qualquer restaurante cinco estrelas no chinelo.

No intervalo de 20 minutos de travessia, ouvimos o pedido de ajuda Jhon, que salientou a falta de atenção por parte do poder público. “Durante o verão, chegamos a ter mais de 700 turistas por dia, e não temos o apoio da prefeitura. Os itabunenses conhecem mais a Lagoa do que os ilheenses. 80% são de Itabuna”.  Outro reclame da comunidade é o horário do transporte público, pois o ultimo ônibus sai pontualmente às 16 horas para a Lagoa, impedindo que moradores da Lagoa trabalhem no comércio.

Para se ter ideia da falta de profissionalismo, o secretário Municipal de Turismo só foi na Lagoa apenas uma vez, e mesmo assim ficou no povoado. O interesse do governo municipal é realizar carnaval, gastar milhões e tentar concorrer com Porto Seguro nesse seguimento, que se diga mais uma vez, não é o de Ilhéus. O turismo ilheense é ecológico!

Por que não uma saída do Bairro São Miguel ou Savóia de barcos (turísticos), subindo o Rio Almada, passando por Aritaguá, Sambaituba, chegando a Lagoa Encantada?  Assim como a zona norte, a zona sul também proporciona a mesma opção, que o diga o Rio do Engenho, outro paraíso ilheense.

A culpa da falta de estrutura do turismo ilheense já vem há 30 anos, entra e sai prefeito, e o turismo não é abordado como saída e prioridade para geração de renda e vagas de emprego. Ilhéus, mesmo sem planejamento, atrai milhares de turistas.

Saí da Lagoa ainda mais convicto que Ilhéus é uma cidade abençoada por Deus, e está numa situação econômica difícil por incompetência de nossos governantes.

Galeria de fotos:

Jamesson Araújo é proprietário do Blog Agravo e empresário.