Chocolate do sul da Bahia é promovido como produto turístico na França


Jerônimo (SDR) e Braga (Setur) se reúnem com empresários da indústria de chocolate e do turismo, entre eles o ilheense Gerson Marques.(Foto: Ascom/Setur)

Atrair novos investimentos para a Bahia. Com esse propósito, o subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga e o secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, se reúnem com empresários da indústria do chocolate e da área do turismo, neste sábado (28), em Paris, na França. A agenda inclui visita ao Salon du Chocolat, principal evento mundial do setor, e do qual participam 500 expositores da França e mais de 50 países.

Em sua 23ª edição, o Salon du Chocolat Paris abriu a programação neste sábado em uma área de 20 mil metros quadrados do Porte de Versailles. O evento reúne, até 1º de novembro, chocolatiers, chefes pasticeiros, confeiteiros, designers e especialistas. No estande da Bahia, produtores de cacau e chocolate expõem seus produtos para um público ávido por novidades.

“A presença da Bahia é importante porque divulgamos a produção de chocolate como produto turístico”, afirmou Braga. “Podemos atrair um público cada vez maior de franceses, que já formam um dos principais grupos de turistas a visitar o Estado todos os anos”.

A expectativa dos organizadores do evento é de atrair público estimado em 100 mil visitantes em cinco dias. O coordenador do estande da Bahia no Salon du Chocolat, o produtor de cacau e chocolate Marco Lessa disse que os produtores buscam a utilização de mais tecnologia e divulgação. “A meta é tornar a Bahia referência internacional na produção de chocolates finos”.