Sem médico há dez meses: comunidade protesta contra abandono do distrito de Banco Central


Fotos enviadas pelos moradores de Banco Central.

Em contato com a redação do Blog Agravo, moradores do distrito de Banco Central, em Ilhéus, denunciaram o descaso da administração municipal. Segundo eles, a situação é preocupante já que o posto de saúde não tem médico há 10 meses, além da estrada do distrito estar em estado lastimável.

Na última semana, um passeio ciclístico feito para comemorar o dia da criança, acabou virando um protesto contra a prefeitura de Ilhéus, com cartazes com dizeres direcionados para o prefeito Mário Alexandre. “Cuida de mim doutor” dizia o cartaz de uma mãe, ironizando o slogan de campanha de Marão.

Maquinário foi retirado de Banco Central sem realizar o conserto da estrada. Foto enviada por moradores.

Segundo o presidente da associação de moradores de Banco Central, Joanderson, a situação é preocupante. “ A comunidade de Banco Central sofre com promessas políticas. Uma total falta de respeito com os moradores que passam uma hora para percorrer o trecho de 16 Km”.

Em agosto houve uma reunião com a prefeitura de Ilhéus que prometeu que em setembro iria iniciar o patrolamento da estrada, mais o maquinário que estava na comunidade foi retirado e o serviço não foi feito.

Resposta da Prefeitura de Ilhéus

O Blog Agravo entrou em contato com a superintendente de Interior, Angelito Dias, que justificou a retirada do maquinário, alegando que foi feita pelo governo do Estado, a quem as máquinas pertencem. “ O prefeito Mário e a deputada Ângela entraram em contato com a Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia e o maquinário deve voltar essa semana. Estamos com a retroescavadeira Hidráulica lá cortando cascalho, para jogar”.

No caso da falta de médico, o Blog Agravo tentou contato com a secretaria de saúde por intermédio da SECOM, que não retornou com uma posição.