Estudantes do curso técnico em Teatro protagonizam espetáculo em Ilhéus


Os estudantes do 2º ano do curso técnico em Teatro do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, localizado em Ilhéus (460 km de Salvador), apresentaram, nas noites destas segunda e terça-feira (16 e 17), no Teatro Municipal de Ilhéus, o espetáculo “Epa! Quem foi? Quem viu?”. Este curso técnico em Teatro é o único ofertado pela rede pública de ensino na região Nordeste.

A peça propõe uma narrativa dramática quando são questionadas as práticas educacionais tradicionais oriundas da Ditadura Militar e, também, aborda situações sociais como bullying, preconceito racial, transtornos alimentares e sexualidade. A última noite de apresentação contou com um público estimado de 450 pessoas.

Grande parte do roteiro do espetáculo foi construído pelos próprios estudantes, que se basearam em momentos do cotidiano deles e, também, conta com releituras do texto “Aurora da Minha Vida”, de Naum Alves de Souza. Os estudantes também se envolveram em toda a produção, através da organização da sonoplastia, figurino e iluminação. A ação serve como um laboratório para o futuro exercício profissional dos estudantes.

De acordo com a professora Silvânia Corrêa, que leciona as disciplinas “Direção”, “Preparação do corpo para a cena” e “Interpretação”, os espetáculos contribuem muito para o aprendizado dos alunos. “São momentos em que os estudantes operacionalizam o que estão trabalhando na teoria em sala de aula. O contato com o público é essencial porque permite o reconhecimento do trabalho desenvolvido por eles dentro e fora dos palcos”, destaca a educadora.

Para Tainá Guerra, 17, que interpreta a personagem “A gorda”, a peça serviu como superação pessoal. “Eu sempre sofri bullying na infância e interpretar essa personagem foi um grande desafio. Este papel me ajudou muito porque ela é justiceira e empoderada, se aceita e isso refletiu muito na minha autoestima, pois amo o meu corpo do jeito que ele é”, revela a estudante.

A estudante Scallate Lore, 22, que interpreta a personagem “Puxa-saco”, afirma que gosta muito do curso. “Fazer este curso é uma grande oportunidade porque sou apaixonada pelo teatro e quero levá-lo para a minha vida. A peça tem uma mensagem de luta contra o preconceito, de se colocar no lugar do outro e isso é muito importante”, diz, entusiasmada.