Câmara de Vereadores presta homenagem ao Dia do Fisioterapeuta


Comemorado no dia 13 de outubro, o dia do Fisioterapeuta foi lembrado na sessão da quarta-feira (11) na Câmara de Vereadores de Ilhéus. A solicitação feita pelo vereador Fabrício Nascimento relembrou a luta pelo reconhecimento dos profissionais e a busca pelos direitos e garantias da categoria. A regularização da profissão completa 48 anos em 2017 e traz novos desafios para a classe.

Durante todo o dia, alunos do 1º ao 4º semestres e professores da Faculdade Madre Thaís (FMT), em parceria com a Secretaria de Saúde de Ilhéus, realizaram gratuitamente para a população palestras, avaliações posturais, análise de marcha, atendimentos, massoterapia e fisioterapia labiríntica, direcionada às pessoas com Labirintite.

Na sessão, participaram representantes de várias entidades da classe como o Dr. Cleber Sady do Crefito 7ª Região e Dr. Gustavo Vieira, do Sinfito-Bahia. Para Cleber Sady “Atualmente a profissão vem se expandindo e ganhando força, são mais de 14 mil profissionais na Bahia e cerca de 50 instituições de ensino superior na área, o que evidencia a importância deste profissional”. O representante do Sinfito, Gustavo Vieira, afirmou que “a Câmara tem papel fundamental de apoiar estes profissionais ao discutir as questões de saúde do município e cobrar a inserção dos mesmos nas unidades públicas da cidade”.

A coordenadora do curso da FMT, Karla Gresik, afirmou que “É necessário trazer mais profissionais para os espaços de saúde da cidade, pois a incidência de fisioterapeutas ainda em baixa em postos de saúde e a presença desta classe garante o atendimento universal, integrado e com a equidade que o SUS preconiza”.

O vereador Fabrício Nascimento, fisioterapeuta há 11 anos, homenageou, dentre os vários profissionais da área, com moção de aplausos, Tânia Mara Lavigne de Melo Sampaio e Janete Ramos Midlej, fisioterapeutas pioneiras na prática da profissão em Ilhéus. Para ele “Esse é um momento especial, tenho orgulho de ser Fisioterapeuta, e hoje, parabenizo os colegas que trabalham curando vidas”.

Evento

À noite as atividades seguem no auditório da UNIMED, com a palestra “Atividade e Participação; qual o caminho da Fisioterapia”, ministrada pelo professor Dr. Nildo Ribeiro (UFBA) aos fisioterapeutas de Ilhéus e região. Nessa ocasião, participam das atividades o Dr. Gustavo Vieira (SINFITO-Bahia) e da classe de Fisioterapia (Crefito 7) – Dr. Cleber Sady