Vereador Gil Gomes defende a continuação do Hospital Regional de Ilhéus


O vereador ilheense Gil Gomes (PV) segue com o seu posicionamento em não concordar com o fechamento do Hospital Regional Luiz Viana Filho, mesmo com a entrega do Hospital Costa do Cacau, localizado na Rodovia Ilhéus-Itabuna.

O parlamentar defende não apenas a continuação do Luiz Viana Filho, como a recuperação da Maternidade Santa Isabel, um aparelho importantíssimo de saúde que não existe mais. “Apenas a COCI e o Hospital São José não atendem mais a demanda. O Costa do Cacau não atenderá apenas os pacientes de Ilhéus, e sim de toda a região. Será um grande hospital, mas não fará o papel que o Regional vem fazendo há mais de quarenta anos. Continuarei nesta posição, inclusive tentarei uma audiência com  o governador Rui Costa sobre assunto” advertiu Gil Gomes.

A unidade funciona há cerca de 40 anos no bairro da Conquista e será um Hospital Materno-Infantil. Para Gil Gomes, a transformação do Hospital Regional em materno infantil acarretará um caos nas unidades e postos de saúde sediados na cidade. A preocupação do vereador tem lógica, pois com a inauguração do Hospital da Costa do Cacau, o Governo da Bahia encerrará  as atividades do Hospital Geral Luiz Viana Filho. A Prefeitura de Ilhéus assumirá as instalações do Regional para transformá-lo numa unidade de atendimento especializado apenas no tratamento infantil.

Hospital Costa do Cacau 

A área construída é de 17.500 metros quadrados, mas o projeto foi pensado visando uma futura expansão. Por isso, a área total do empreendimento é de 55 mil metros quadrados. O novo hospital terá Ortopedia, Cardiologia e 30 leitos de UTI já na primeira etapa. Oito salas para cirurgias simultâneas e 180 leitos para internação. Pela primeira vez o serviço de cardiologia do Estado será implantado em uma cidade do interior com cirurgia cardíaca para atender a toda a região sul. Para uma futura etapa de ampliação estão previstos mais 120 leitos.