Festival Gastronômico do Caranguejo em Canavieiras neste final de semana


Programação – Clique na imagem para aumentar o tamanho.

De um lado os melhores chefs de cozinha, do outro, atrações musicais para todos os gostos. No meio, atrações como Miss Caranguejo, estórias de pescador, e premiações. Assim serão os dias em Canavieiras, cidade do litoral sul da Bahia, entre os dias 11 e 15 de outubro, no Festival do Caranguejo, uma festa dedicada ao crustáceo mais popular da orla baiana. Entra as atrações musicais, Jau, Pablo, Filomena, Packanka, Sinho Ferrari e Kiko Salli.

O evento reunirá gastronomia e música, passando por tópicos como degustação de pratos típicos, feira gastronômica e de artesanato, aulas shows com chefs, workshops, palestras e concursos temáticos. Ocorrerá em duas áreas físicas da Cidade de Canavieiras. Parte acontecerá na Praia, onde se montará o caranguejódromo, barracas credenciadas, palcos e competições.

Na área do centro histórico de Canavieiras, acontecerão os concursos de Miss Caranguejo e Masters Chefs. Nessa área, além de toldos e barracas, ainda estarão funcionando os bares e restaurantes credenciados pela comissão responsável pela execução e procedimentos do Festival.

No primeiro dia, 11, logo pela amanha, às 9 horas, acontece à abertura oficial do Festival Gastronômico do Caranguejo. Na sequência, desfile temático e concurso da Musa do Caranguejo, além dos shows de Laís Marques, Filomena Bagaceira, Kiko Salli E Toma Swingão.

No segundo dia, de manhã Feira da Agricultura Familiar, batizada de, “Riquezas de nossa Terra”, Caranguejódromo e Apresentações Culturais. A noite o som de Léo Lima, Banda Maria Breteira (especial para crianças), Via de Acesso, Jau e Bruta Raça. No dia 12, ainda haverá Cozinha Show.

No dia 13, a atração principal será Pablo. O dia começa com o Caranguejódromo e segue com atividades esportivas, apresentações culturais, Cozinha Show e as atrações Radiokane, Adilson Nascimento, Vitrola Baiana e Lord City.
Já no dia 14, a amanhã segue com a mesma programação e os shows ficam por conta de Thiago Camargo, Léo Sobrinho, Patchanka, Sinho Ferrari e Love Hits. No dia 15, o Festival do Caranguejo encerra com os shows de Sambaê, Princesinha, Lordão e Carlota Joaquina.

Nestes dias, além das festividades com barracas e ofertas de pratos como bolinho de poã, poã a milanesa, poã recheada, casquinha de caranguejo, moqueca e caranguejo ao molho, ainda haverá espaço para debate cientifico e capacitação para a comunidade envolvida no pescado, manuseio e comercialização do produto, além da conscientização para a preservação da espécie.

Também serão feitos sorteios de pratos típicos e premiações entre as barracas. Serão ofertadas algumas premiações para as catadeiras mais antigas. Para o pescador de caranguejo com a melhor estória de pescador. O Festival atenderá a todas as idades de públicos e todos os nichos de mercados, com participação de todo o trade local, barracas de praias, baianas de acarajés e de abarás. Com decoração totalmente voltada para a proposta ambiental e os devidos respeito ao propósito de sustentabilidade e conservacionismo.

Canavieiras tem um dos maiores habitat do caranguejo-uçá (Ucides cordatus) que vivem exclusivamente áreas de manguezal, sendo esse um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestre e marinho, provendo uma farta oferta de alimento e retém detritos, com sumária importância para a vida de várias espécies marinha e também para as que habitam a área de transição.

A cidade se destaca como uma das mais relevantes na culinária de peixes, mariscos e envolvidos dentre as cidades do litoral da Bahia. Uma variada oferta de produtos compõem os cardápios de bares e restaurantes do município. Com caranguejo são feitos catados, moquecas, mariscadas, Paella, Caranguejo Cozido, Puãs Empanadas, saladas, tapiocas, pizzas, lasanhas e casquinhos, o famoso prato Cabeça de Robalo, de origem e exclusivo da culinária Canavieirense.