Famílias de reserva extrativista recebem contratos de crédito em Canavieiras


Foto da Assessoria de Comunicação Social do Incra/BA.

A Superintendência Regional do Incra na Bahia emitiu 368 contratos do Crédito Instalação na modalidade Apoio Inicial para famílias da Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Canavieiras, situada no município de Canavieiras, no Litoral Sul do estado.

Uma equipe do instituto iniciou na quarta-feira (4) a entrega dos contratos às famílias reconhecidas como beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária. A iniciativa vai assegurar R$ 1,9 milhão para comunidades que integram a Resex Marinha de Canavieiras. Cada família receberá R$ 5,2 mil.

Segundo o chefe da Unidade Avançada do Sul do Incra/BA, Marcos Nery, as famílias discutiram a aplicação do Crédito Apoio e o recurso será aplicado na aquisição de instrumentos para melhorar as condições de pesca e mariscagem.

“Eles também devem adquirir freezers para conservar e facilitar a comercialização dos peixes e mariscos. A expectativa é que as famílias melhorem a renda e suas condições de vida”, ressalta Nery.

A Resex tem capacidade para 1,3 mil famílias e já foram cadastradas 721 famílias como extrativistas, pelo Conselho Deliberativo de Resex de Canavieiras, da qual fazem parte órgãos governamentais federal – inclusive o Incra – e estadual, além de representantes das comunidades que compõem a reserva. As famílias que se enquadram nos critérios de seleção da política de reforma agrária são reconhecidas pelo instituto para acesso às políticas de crédito e educação.

Crédito Apoio

A primeira modalidade de crédito a ser recebida é o Apoio Inicial, que deve ser aplicado na aquisição de itens de primeira necessidade, bens duráveis de uso domésticos e equipamentos produtivos, tais como ferramentas e sementes com a finalidade iniciar as atividades produtivas.