Prefeitura de Una intensifica ações de combate ao câncer de mama


Mais de mil exames gratuitos de mamografia foram realizados em mulheres de 50 a 69 anos no mês de Setembro no município de Una. O atendimento foi realizado por meio do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, que visa a prevenção, detecção e o tratamento da doença.

Este mês, em comemoração ao Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde vai intensificar as ações de combate ao câncer de mama reforçando a realização de exames preventivos e palestras informativas. Além deste conjunto de ações, durante todo o mês, a Praça Municipal será iluminada com luzes cor de rosa reforçando o alerta para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. A estimativa é de 60 mil novos casos anuais em mulheres cada vez mais jovens.

Quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. O autoexame das mamas e a mamografia são essenciais para o diagnóstico precoce.