Após perder 20% de adicional, Professores invadem prefeitura e pedem a saída da Secretária da Educação


Fonte: Ascom SIMPI

Na manhã desta segunda-feira, 02/10, os professores da rede municipal de ensino se reuniram na sede do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna – SIMPI para uma assembleia, cuja pauta tratou do decreto nº 12.694/17 que retirou o adicional de atividade de classe (AC) de cerca de 500 profissionais que atuam em sala de aula. A Direção do Sindicato convocou uma assembleia para que a categoria se mobilizasse contra o ato arbitrário promovido pelo Prefeito Fernando Gomes e a Secretária de Educação, Anorina Lima.

A Presidente do SIMPI, Profa. Carminha Oliveira enfatizou que a luta, agora, será por “nenhum direito a menos”. “Secretários devem sentar naquela cadeira para cuidar de nossa categoria, melhorar a educação e ampliar direitos, não reduzi-los”, afirma a sindicalista. Ao longo da assembleia os professores deliberaram pelo indicativo de greve como forma de pressionar o governo para que se revogue a o decreto.

Ao final, a categoria decidiu marchar rumo à prefeitura pedindo a saída da Secretária da Educação, Profa. Anorina Lima e do corpo técnico da secretaria. Muitos professores se queixaram do comportamento adotado pela Secretária, afirmando que seus discursos são autoritários e não representam a categoria de professores itabunense. “Infelizmente estamos vendo uma mulher que tanto lutou pela educação rasgar a sua história. Ela que tanto defendeu nossa classe no passado, hoje está servindo aos interesses daqueles que não valorizam a educação”, declara uma professora manifestante.

Os professores já se organizam para um ato de protesto na Câmara de Vereadores, a partir das 14 horas desta segunda-feira, momento em que está previsto um encontro dos edis com a Secretária para tratar de assuntos ligados à sua pasta.