Teatro Popular de Ilhéus apresenta espetáculo em Escola Cultural de Itabuna


‘Teodorico Majestade – As últimas horas de um prefeito’, é uma sátira política em linguagem de cordel. (Foto: Ascom/Secult).

O grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI), espaço apoiado pelo Programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, por meio do Fundo de Cultura da Bahia, apresenta o espetáculo ‘Teodorico Majestade – As últimas horas de um prefeito’, neste sábado (23), às 16h30min, no Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna (sul do estado), com entrada é gratuita. A apresentação busca promover o projeto Escolas Culturais, desenvolvido pelo Governo do Estado, via secretarias da Educação, de Justiça (SJDHDS) e de Cultura (Secult).

Em ‘Teodorico Majestade’, uma sátira política em linguagem de cordel, um prefeito beberrão e corrupto da fictícia cidade de Ilha Bela, está prestes a ser expulso do cargo pela população. Na tentativa de se livrar das acusações, o gestor negocia sua permanência no cargo. O conteúdo inusitado das conversas vem garantindo o riso da platéia desde o lançamento do espetáculo há 10 anos.

A montagem já foi encenada em diversas cidades da Bahia, incluindo Salvador, além de outras capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Maceió. Mais que distrair as pessoas com as situações divertidas envolvendo o prefeito, o espetáculo pode estimular o pensamento sobre a necessidade de tornar este tipo de político uma exceção e não a regra no País. As atividades do grupo e do espaço cultural que administra (Tenda) podem ser conferidas no site do TPI.