UESC realiza Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil: Como Assim?


O projeto de extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil do Departamento de Ciências da Educação em parceria com o Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI – Polo Sul) e secretarias municipais de educação do Sul da Bahia promove o Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil: Como assim? O evento será realizado no auditório Paulo Souto, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), das 8h30min às 17horas, segunda-feira(25).

Segundo a Prof.ª Dr.ª Emilia Peixoto Vieira, “diante do momento de grandes desafios na educação brasileira, principalmente para a Educação Infantil. Dentre os desafios, se destaca a discussão da Leitura e da Escrita nesta etapa.” A professora entende que “o contexto exige reflexão, aprofundamento e discussões teóricas sobre o tema da leitura e da escrita na Educação Infantil, igualmente a construção de práticas pedagógicas comprometidas com a qualidade do atendimento nessa etapa da Educação Básica. Além disso, temos em debate a 3ª versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o reflexo para formação de professores/as que atuam na Educação Infantil.”

O público alvo do Seminário são professores, gestores, coordenadores, Secretários e representantes dos municípios, conselhos municipais de educação, sindicatos, estudantes de Pedagogia. “Este Seminário pretende trazer estas reflexões e aprofundamento sobre o trabalho pedagógico com a Leitura e Escrita na Educação Infantil, bem como analisar políticas para a formação de professores/as que atuam nessa etapa,” frisa Prof.ª Dr.ª Rosenaide Pereira Ramos acrescentando que “este debate é urgente e necessário e precisa envolver, em diálogo, os gestores municipais e demais profissionais da educação”.