Palco aberto e entrega de deliberações sobre Mobilidade ao poder público marcam o ‘Dia Mundial sem carro’, nesta sexta (22) em Ilhéus


A Semana de Mobilidade de Ilhéus adere ao Dia Mundial sem Carro e fecha a Rua Araújo Pinho, no Centro, nesta sexta (22), entre 8h e 12h, dando espaço para pedestres andarem livremente pelas vias do local e participarem do palco livre que estará instalado na praça J.J. Seabra.

Às 10h acontecerá, também na praça, uma solenidade na qual o Instituto Nossa Ilhéus (INI) entregará aos Poderes Executivo e Legislativo, o ‘Plano Ativa Ilhéus!’ – projeto técnico e interdisciplinar de desenvolvimento urbano e social elaborado pelo Instituto de Urbanismo Colaborativo (Courb) de forma participativa com a sociedade civil – e o relatório do que foi deliberado no Mini-Público, um debate realizado nos últimos dias 14 e 15 com cidadãos ilheenses sobre regulamentação de mototáxi em Ilhéus.

Na ocasião, também serão anunciadas as propostas vencedoras do concurso “VivaAcidade”, que premiará ideias inovadoras de estudantes de Arquitetura e Urbanismo para revitalização da Poligonal que compreende as Ruas Araújo Pinho e Santos Dumont.

A Semana de Mobilidade de Ilhéus teve início no ultimo dia 14 e segue até o domingo (24), quando acontecerá o bicicletaço, reunindo ciclistas que irão do Hernane Sá até a Avenida Sores Lopes a partir das 7h.

O objetivo da Semana é pensar em uma mobilidade inteligente para a cidade, promovendo atividades que estimulam a participação popular como debates, júri de cidadãos, concursos e atividades nas ruas. A programação faz parte do projeto da União Europeia “MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade” – Fortalecimento e Organizações da Sociedade Civil para Monitoramento e Incidência na Política de Mobilidade Urbana”, coordenado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC), que busca fortalecer políticas de mobilidade urbana no Brasil. O projeto reúne 10 movimentos de diferentes cidades brasileiras, sendo o INI o único na Bahia.

Parceiros

A Semana de Mobilidade tem como parceiros a Associação Beneficente dos Deficientes Físicos de Ilhéus (ABEDEFI), Associação Moradores Hernani Sá, Associação Ciclistas de Ilhéus, Rotary Club Jorge Amado, Associação de Deficientes Físicos de Ilhéus (ADEFI), Casa de Apoio aos Deficientes Físicos (CADEFI), Delibera Brasil, Câmara de Vereadores de Ilhéus, Secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (SEPLANDES), Infraestrutura Transporte e Transito (SEINFRA) e a Diretoria de Transporte e Trânsito (SUTRAN), e Educação (SEDUC) Polícia Militar, Universidade Estadual de Santa Cruz, Teatro Popular de Ilhéus, SEBRAE, Hotel Tororomba, Eco Village Indaiá, , Rotary Club de Ilhéus, Serviço de Assistência Familiar (SAF), Faculdade Madre Thaís, UNIME, Goca Moreno e Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP do Chocolate Nelson Schaun).