Festa de Nossa Senhora da Piedade começa terça-feira


Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus.

Os 101 anos de história e serviço do Instituto Nossa Senhora da Piedade, em Ilhéus, escola da Rede Ursulina de Educação, começam a ser comemorados nesta terça-feira (12) e prosseguem até o dia 15. As celebrações terão lugar na Igreja Nossa Senhora da Piedade, com o tema “A bem-aventurada Virgem Maria, mãe da Piedade, no mistério de Cristo e da Igreja”.

A programação tem inicio nesta terça (12), às 19 horas, com a reflexão sobre ” Maria eleita de Israel e filha predileta do Pai”. Quarta-feira (13), será abordado “Maria, nossa intercessora, desde Caná da Galileia ao hoje da nossa história” com adoração ao Santíssimo Sacramento.

A quinta-feira (14), dedicado a Exaltação da Santa Cruz, Missa e reflexão abordando “De pé, junto a Cruz, Maria mãe do Senhor e mãe da humanidade”. No dia 15, sexta-feira, a procissão pelas ruas do bairro às 18 horas seguida de Missa às 19 horas.

A Capela

Em 1927, foi iniciada a construção da capela, um belíssimo exemplar da arquitetura neogótica. O construtor Salomão da Silveira fez uma adaptação da planta encomendada, na França, por Madre Thaís, e a obra ficou pronta em 1929. O ponto alto da capela é o seu altar-mor, com a Imagem da Dor, imagem de Nossa Senhora da Piedade, aos pés da cruz, aconchegando ao colo o Cristo morto.

O Instituto Nossa Senhora, ou Convento da Piedade, está localizado no Alto da Piedade, na Rua Madre Thaís, numa área de 75 mil metros quadrados. São oito edifícios principais com laboratórios diversos incluindo de programação e informática, de publicidade e propaganda, auditórios, biblioteca, sala de leitura, capela, Museu da Piedade, comunidade religiosa, ginásio poliesportivo, sala de audiovisual, parque infantil, herbário, cantina, refeitório, a matinha, jardim da gruta, salão nobre, salão de conferências, sala de dança, sala de orações, sala de costura, piscina semi-olímpica, piscina infantil , três pátios arborizados e palácio destinado à parte pública da instituição, a Escola Santa Ângela.