Onde foram parar os 10 milhões das encostas de Ilhéus?


Editorial do Blog Agravo

Os 10 milhões sumiram e o povo continua sofrendo nas encostas. Foto arquivo Alto do Amparo.

Na manhã do dia 28 de Janeiro de 2013, a Polícia Federal adentrou a Prefeitura de Ilhéus para cumprir mandado de busca e apreensão de documentos relativos ao convênio 352/2010, firmado pela gestão do ex- prefeito Newton Lima com o Ministério da Integração Nacional.

O convênio de 10 milhões de reais, teve como objeto a execução de obras de reurbanização, contenção de encostas, recomposição de pavimentação e drenagem de canais e córregos em vários morros do município de Ilhéus.

Mas as obras foram bem aquém do projeto original, com forte suspeita que grande parte do valor foi desviada. O referido convênio, que ficou em vigor de julho de 2010 a setembro de 2011, tinha como padrinho e entusiasta, o ex-ministro, deputado federal e candidato a governador da Bahia, Geddel Vieira Lima.

Depois da queda recente do todo poderoso Geddel Vieira Lima, os bastidores daquela época começou a ressurgir agora, e com ela, informações de pessoas que estiveram na ex-gestão municipal. Umas dessas informações dão conta que dos 10 milhões, apenas sete milhões teriam chegado de fato em Ilhéus. Onde foram os três milhões ? Teriam ficado em Salvador, afirma uma dessas pessoas.

Outra investigação por meio de uma ação civil, agora no MPF de Ilhéus, apura os desvios e a não aplicação dos recursos no morro da Gamboa e adjacências. A esperança ainda não morreu, para saber onde foi parar grande parte desses dez milhões. Quem sabe parte desses recursos desviados de Ilhéus, não esteja em algum “Bunker” na capital.

Enquanto isso, os moradores das encostas, que não são poucos, se desesperam a cada forte chuva que cai sobre Ilhéus. É triste e revoltante saber que o dinheiro veio, mas caiu no duto da corrupção.