Itacaré inicia campanhas de multivacinação e vacinação antirrábica


A Secretaria Municipal de Saúde de Itacaré está realizando neste mês de setembro duas importantes campanhas de vacinação: a de multivacinação para as crianças e adolescentes e a antirrábica, imunizando cães e gatos contra a raiva. Para isso, as crianças e adolescentes menores de 15 anos devem comparecer à unidade de saúde mais próxima levando a caderneta de vacinação. A campanha acontece até o dia 22 de setembro, mas no dia 16 será realizado o Dia D de mobilização vacinal, com atendimento em todos os postos de saúde de Itacaré e também em Taboquinhas.

O secretário de Saúde de Itacaré, Ricardo Lins, informa que a multivacinação é uma estratégia que vem sendo adotada com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias). A estratégia é realizada em um período determinado e em um curto intervalo de tempo, nesta oportunidade são oferecidas as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. Nessas campanhas procuram-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação.

RAIVA – Já a campanha de vacinação antirrábica acontece até o dia 16 de outubro. Os proprietários de cães e gatos devem levar os animais à Unidade Básica de Saúde localizada atrás do fórum de Itacaré, onde está acontecendo a vacinação sempre às segundas, terças e quartas. Na zona rural o serviço já está sendo feito obedecendo um cronograma de visitas. O dia D de vacinação contra a raiva será no dia 07 de outubro, quando estarão sendo distribuídos pontos de imunização em diversos locais da cidade e também em Taboquinhas.

A diretoria de Vigilância Sanitária de Itacaré alerta que a raiva é uma infecção viral mortal transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente por uma mordida. Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. A maioria dos casos de morte por raiva ocorre em crianças. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva devem receber vacinação antirrábica para a proteção. A vacina antirrábica é a melhor maneira de se prevenir contra a raiva. Além disso, é preciso se certificar de que seus animais de estimação receberam as imunizações adequadas.