SDS busca parceria para inserir jovens no mercado de trabalho


Com objetivo de inserir os jovens que participam do Centro de Referência Especializado Medidas Socioeducatidas (Creas/Mse) no mercado de trabalho, a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, e a coordenadora do Creas/Medidas, Mara Borges, participaram de uma reunião nesta terça-feira, (05) com o coordenador do Serviço de Intermediação para o trabalho (SineBahia) em Ilhéus, Érico Fontes e o administrador financeiro da empresa OAS, Eduardo Metsu.

Durante a reunião foi apresentando o plano de ação do serviço de proteção social que oferece atendimento aos adolescentes que cometeram algum tipo de ato infracional, através do acompanhamento escolar, cursos profissionalizantes, oficinas como esporte, arte, educação, identidade, palestras e grupos de convivência.

Ressocialização – De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Soane Galvão, é uma preocupação do governo ressocializar efetivamente os adolescentes, restabelecendo os laços familiares e capacita-los para o mercado profissional. “A parceria com outros órgãos fortalece nossas ações e aumenta as chances desses jovens terem um futuro promissor”, destaca.

O serviço realiza um acompanhamento técnico com uma equipe multidisciplinar formada por coordenação, assistente social técnico social, psicólogo, educadora e advogado, entre outros.  Os adolescentes são encaminhados através da Vara da Infância e Juventude. O serviço acompanha também as famílias dos jovens visando restabelecer os laços familiares. Para Mara Borges, coordenadora do Creas/ MSE a inserção dos jovens no mercado de trabalho ajuda na busca de novas oportunidades tirando-os da vulnerabilidade social.

Érico Fontes, coordenador do SineBahia Ilhéus relata que órgão cumpre o seu papel em intermediar com as instituições vagas de emprego para o cidadão. Já Eduardo Metsu, representante da OAS, ressalta que a empresa tem um olhar social e busca sempre trabalhar em conjunto com outros órgãos.