Usina de Asfalto voltou a funcionar hoje; cidade ganha recuperação de pavimentação


A Usina de Asfalto da Prefeitura de Ilhéus voltou a funcionar hoje (4) à tarde. O primeiro local a receber simbolicamente a reparação asfáltica foi o bairro do Pontal, zona sul do município. Agora a Secretaria de Infraestrutura elabora um calendário de ações para promover uma verdadeira “Operação Tapa Buracos” por toda a sede do município, onde a quantidade de pista danificada é muito grande.

A Usina de Asfalto pertence à Prefeitura mas é operada pela empresa CMA Comercial LTDA. Em abril a empresa foi notificada e teve sua operação embargada.

Segundo a Seplandes, havia a suspeita de contaminação do lençol freático, situação de graves consequências em longo prazo, que necessitava ser investigada com critérios técnicos já que, além dos prejuízos ambientais, a descontaminação de um lençol freático tem custo financeiro altíssimo.

O Ministério Público do Estado da Bahia tomou conhecimento do caso e o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais) esteve no local. No entanto, após verificações e estudos, os danos ambientais foram descartados. Mesmo assim, a empresa firmou um Termo der Compromisso de Responsabilidade Ambiental para voltar a atuar.

Visando a liberação da usina, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito deu todo suporte técnico à CMA para retomada da operação. Realizou mapeamento e medição dos buracos na cidade e preparou um plano de ação para agilizar a volta dos serviços. A operação prevista para ser iniciada no sábado passado foi adiada para hoje, por causa da chuva. De acordo com o secretário Hermano Fahning, da Seintra, a Prefeitura ainda trabalha na elaboração de um rigoroso termo de referência para realizar nova licitação para manutenção das vias públicas.