Semana Nacional de Trânsito tem programação definida em Ilhéus


A Semana Nacional de Trânsito acontecerá de 18 a 25 de setembro e tem o como foco principal, estimular nos usuários das vias, uma conscientização social sobre os cuidados básicos que todos devem ter no trânsito. Em Ilhéus, a coordenação das atividades está a cargo da secretaria de Infraestrutura, Trânsito e Trânsito (Seintra), através da superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran). O tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito” traz como mensagem principal, a importância e valorização da responsabilidade de cada um para um trânsito mais seguro e estará presente em todas as iniciativas voltadas à segurança no trânsito.

O diretor de Trânsito, Gilson Nascimento, frisa que “não basta trabalhar o tema apenas durante uma semana. É muito importante que a abordagem se estenda durante todo ano, causando uma mudança efetiva no comportamento da sociedade”. Segundo Nascimento é preciso chamar a sociedade de Ilhéus para debater, informando e conscientizando motoristas e motociclistas, sobre o respeito aos pedestres e ciclistas, além de massificar as campanhas sobre o uso de celular, álcool e direção.

Já o coordenador de educação para o Trânsito, da Sutran, Albervan Barreto, informou que a semana atende a uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), “o ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e, que através de suas ações, sofrerá as consequências de suas escolhas”.

Programação – No dia 18 de setembro, às 8 horas, no estacionamento ao lado da praça Dom Eduardo, centro, acontecerá uma exposição de atividades em estandes, simpósio de Trânsito e Saúde, além de exploração de variadas temáticas com o objetivo de proporcionar à população, uma vivência das atividades inseridas na Semana Nacional de Trânsito. O momento também propõe debater com a sociedade propostas e ações que reduzam os índices de acidentes de trânsito. No local, será montado o protótipo de uma minicidade, modelo ideal de espaços e construções harmonicamente planejadas.

Já no dia 19 de setembro, das 8 às 14 horas, no perímetro urbano das zonas norte, sul e centro da cidade, uma ação de abordagem com panfletos, atividade prática nas calçadas informando e conscientizando os pedestres e condutores sobre seus direitos e deveres. Na oportunidade haverá distribuição de Pára-sóis.