Prefeitura anuncia fiscalização para saber as condições dos ônibus que circulam em Ilhéus


As empresas concessionárias do transporte coletivo urbano do município de Ilhéus – Via Metro e São Miguel – estão sendo convocadas pela Prefeitura para a apresentação de 10 veículos por dia que serão submetidos em vistoria da sua frota que ocorrerá numa área previamente demarcada no estacionamento do Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes. Os trabalhos vão acontecer de 4 a 15 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, além de sábados, das 9 às 11 horas. No dia 7 não haverá vistoria em virtude do feriado nacional da Independência do Brasil.

O secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, informou que a medida foi tomada, considerando a necessidade de verificação das condições de manutenção e conservação da frota de ônibus, visando garantir maior segurança e conforto aos usuários do serviço municipal. “As empresas concessionárias do transporte coletivo urbano deverão entregar a lista dos veículos de sua propriedade destinados à prestação do serviço até o dia 1º de setembro”.

Documentação – De acordo com a portaria número 255, publicada no Diário Oficial Eletrônico do município, no ato da vistoria deverão ser apresentados o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV); carteira nacional de habilitação do motorista; tabela horária do veículo; e o cadastro do veículo registrado na Prefeitura de Ilhéus ou documento similar que comprove sua disponibilidade para o município.

Ainda conforme a portaria, “se por motivo de força maior o veículo constante na relação não for apresentado para vistoria deverá ser solicitado agendamento de nova data ao órgão competente. Já os veículos vistoriados e que possuir infrações terão o prazo de 72 horas para sanar as pendências e devida reapresentação, sob pena de ser retidos ou removidos de acordo com a legislação vigente municipal, estadual e federal”.

A medida adotada pela Prefeitura e anunciada na edição de ontem na edição online do Diário Oficial, atende a um pleito da população. Nos últimos dias aumentou consideravelmente o número de queixas a respeito do serviço prestado pelas empresas e críticas às condições de limpeza e conservação dos ônibus.