Sesau atua de forma integrada em campanha contra o Aedes aegypti


Eliminar os criadouros, manter limpos e sem água parada todo e qualquer recipiente na rua, na sua casa ou no quintal do vizinho. Sendo a prevenção a forma mais efetiva de combater o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a Prefeitura de Ilhéus, por meio equipe  de Educação em Saúde, vem desenvolvendo ações educativas em diversos bairros do município, chamando atenção da população, divulgando informações sobre como adotar medidas simples para evitar a reprodução do vetor.

O coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Roberto Reis, destaca que, entre as ações, estão sendo realizadas panfletagens, palestras educativas em escolas, Igrejas, associações de moradores, empresas, salas de espera de unidades de Saúde, além de blitze educativas em pontos estratégicos da cidade, a exemplo dos semáforos.

A campanha considera que, quanto mais educação, menor é o índice de dengue e de outras doenças decorrentes do transmissor. Por isso, a participação e a mobilização da população são extremamente importantes para o sucesso das ações, já que o controle do mosquito precisa ser diário, garantindo a eliminação dos focos nas residências e em vias públicas assim que forem descobertos, e evitando o aparecimento de novos criadouros.

Atendimento – Visitas de agentes de vigilância epidemiológica nas residências também vêm sendo realizadas periodicamente desde o início da gestão, contribuindo de forma significativa para evitar casos de microcefalia e outras doenças causadas pelo Aedes aegypti.

A campanha é resultado da parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e de Serviços Urbanos, fortalecendo a realização de ações integradas no município.

Fiscalização cidadã – A população pode, ainda, informar à Prefeitura casos de terrenos baldios onde podem existir criadouros. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone 3234 2030, que uma equipe de vistoria será enviada ao local para tomar as medidas cabíveis.