Estudantes do Complexo Integrado de Educação de Itabuna são envolvidos na organização do espaço escolar


Um grupo composto por mais de 30 estudantes do Complexo Integrado de Educação de Itabuna (CIE), antigo Colégio Amélia Amado, na região Sul do Estado, está contribuindo para que o ambiente escolar permaneça sempre muito organizado. Isto acontece graças ao envolvimento dos alunos em um projeto de intervenção coletiva, que contribui para a preservação do patrimônio e a organização de espaços como as salas de aula, a biblioteca e o refeitório.

São ações simples, que visam a conscientização e a melhoria do convívio escolar. Dentre elas, destacam-se: Operação Nós na Biblioteca (ONB), que visa a organização de livros e do ambiente de leitura, e a Operação Nós na Escola (ONE), criado para ajudar na organização de eventos e de espaços da escola. Já as operações Nós na Dança (OND) e Nós na Música (ONM) são voltadas para a interação dos alunos, que participam de apresentações dos projetos de arte e cultura. Outro destaque é a Operação Nós na Fila (ONF), por meio do qual os estudantes organizam os horários para as turmas se servirem no refeitório, sem causar filas e tumultos nas refeições.

De acordo com o vice-diretor do Complexo Integrado de Educação Básica de Itabuna, Daniel Damasceno Filho, as iniciativas foram motivadas após os estudantes participarem de uma oficina da Estação dos Saberes, denominada “A voz dos jovens”, na qual foram trabalhados temas voltados para as habilidades e competências de cada área do conhecimento. “Os estudantes vêm nos surpreendendo a cada dia através de ações que, de fato, promovem o protagonismo estudantil. São jovens com voz e vez na instituição e que identificam soluções para resolver questões e possíveis problemas existentes no ambiente escolar”, explica o gestor.

Segundo a estudante Alana de Novais, 17, 3º ano, as iniciativas transformaram o cotidiano escolar. “Todos estão colaborando com a escola e isso melhorou a integração. Temos que zelar pelo que a gente tem e esta é a nossa segunda casa, pois passamos o dia todo aqui, aprendendo e convivendo juntos”, afirma. Luís Felipe Gomes, 18, 1º ano, também está engajado nas ações. “É muito bom poder contribuir e participar de forma ativa, porque torna o ambiente escolar mais harmonioso e agradável. Além disso, podemos deixar a nossa marca positiva e lembrar disso no futuro”, diz o estudante.

Sobre o Complexo Integrado – Os Complexos Integrados de Educação são unidades da rede estadual que ofertam Educação Básica e Ensino Superior no mesmo espaço, com o objetivo de desenvolver novas metodologias de aprendizado, integrando estudantes e professores da Educação Básica e do Ensino Superior. Além do CIE de Itabuna, a Secretaria da Educação do Estado mantém os Complexos Integrados de Educação de Itamaraju e de Porto Seguro, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e o de Ipiaú, em parceria com a UNEB.