Estudantes participam de sarau literário na Escola Cultural de Itabuna


Os estudantes da Escola Cultural de Itabuna encontraram na prosa e no verso uma maneira de chamar a atenção da comunidade para o combate à violência e ao preconceito contra a mulher. Numa atividade que integra a escola e a comunidade, cerca de 30 estudantes realizaram, durante a semana, um sarau literário que contou com declamação de poesias sobre a temática, apresentações musicais, multimídia e produção textual, por meio de uma oficina de arte literária.

A atividade foi coordenada por Silvana Cruz, professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino, que destaca o envolvimento e o entusiasmo dos estudantes e professores. “Os estudantes ficaram empolgados e toda a comunidade escolar se comprometeu com o projeto. Os resultados desta e de outras oficinas já realizadas são excelentes, fazendo com que os alunos se tornem participantes e agentes de difusão da arte, que é um instrumento de transformação”, afirma Silvana.

Empolgado, o estudante Carlos Antônio Soares destacou que “é importante trabalhar esses temas em sala de aula, para orientar os jovens e motivá-los a combater todo tipo de discriminação e de violência”. Laila, que apresentou uma música que aborda a violência contra a mulher, disse que “a arte é um instrumento de transformação, que passa uma mensagem para toda a sociedade de que é possível conviver em paz e respeitar as diferenças”.

As atividades da Escola Cultura de Itabuna, a primeira no Estado, foram iniciadas com uma Oficina de Dança e na próxima semana acontece a Oficina de Música. O projeto Escolas Culturais integra o programa Educar para Transformar e tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida.