Parceria leva água encanada para os tupinambás da aldeia Tukum


Na terça-feira (22), na sede da Prefeitura de Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre recebeu o cacique Ramon Tupinambá e o engenheiro civil Ramires Carvalho, representante da Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (CERB). No encontro, o prefeito assinou o termo de compromisso para a implantação do sistema simplificado de abastecimento de água da Aldeia Tukum.

Cinquenta e seis famílias do povo tupinambá de Olivença vivem na Aldeia Tukum, localizada perto do Cururupe, no litoral sul de Ilhéus. A população local usa a água do rio Curupitanga para tomar banho e na rotina de higienização das residências. Já a água potável vem da cisterna compartilhada por toda a comunidade.

Com a parceria entre o município e a CERB, cerca de duzentos índios tupinambás passarão a ter água encanada nas suas casas.

Segundo o Cacique Ramon, um contingenciamento de recursos públicos do governo baiano havia atrasado o início da obra. Com o termo de compromisso do município, a comunidade obteve autorização para receber o empreendimento. “Na sexta-feira [25], uma equipe da CERB virá à aldeia para fazer o levantamento das casas e decidir onde instalar o reservatório”, explicou.

Ainda de acordo com o cacique, outras comunidades, como a de Serra Negra, também querem ter melhor acesso à água potável. Garantir a expansão do sistema de abastecimento é o próximo desafio em vista.