Ilhéus: Prefeitura e Senai realizam inscrições gratuitas para cursos profissionalizantes


A Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) abre inscrições para os cursos gratuitos de Assistente de Produção, Assistente Administrativo e Inspetor de Análise de Qualidade. As vagas serão preenchidas nos dias 22 e 23 de agosto, das 7 às 12 horas, na sede da SDS à Rua Mário Alfredo, s/n, bairro Conquista, e no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, durante a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social.

As vagas são destinadas a jovens cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental. Para a inscrição é necessário levar RG e CPF e possuir e-mail válido. Os cursos de aprendizagem industrial de nível médio básico são de qualificação inicial, destinados aos jovens com idade entre 14 a 21 anos. Ao todo, são oferecidas 108 vagas.

Início – os cursos terão início nos dias 9 de outubro (Assistente de Produção), 8 de novembro (Assistente Administrativo) e 27 de novembro (Inspetor de Análise de Qualidade). As aulas serão realizadas de segunda à sexta-feira, podendo acontecer também aos sábados, nos locais estabelecidos pelo SENAI.

Senai Ilhéus – Com a finalidade de fortalecer o desenvolvimento do polo industrial da região sul da Bahia, o Senai Ilhéus acompanha o processo de modernização das indústrias realizando a qualificação de profissionais.

A unidade Sul do Senai atua principalmente com educação Profissional e sua atuação geográfica engloba 27 municípios da região Litoral Sul e 39 cidades do Sudoeste da Bahia. As principais áreas de atuação da Unidade são Eletroeletrônica, Manutenção Industrial, Segurança do Trabalho, Equipamentos Móveis Industriais, Construção Civil, Informática, Gestão e Logística e Meio Ambiente.

Os cursos de aprendizagem industrial são oferecidos pelo SENAI, conforme a demanda do setor industrial, para atender à legislação que regulamenta a contratação de aprendizes – Lei nº 10.097/2000 e o Decreto nº 5.598/2005. Com exceção de micro e pequenas empresas, todos os estabelecimentos, de qualquer natureza, são obrigados a empregar e matricular um número de aprendizes equivalente a 5% no mínimo e 15% no máximo dos seus empregados, cujas funções demandam formação profissional.