Embasa e Prefeitura de Ilhéus discutem renovação contratual


Em reunião ocorrida no dia 10, na sede da Embasa em Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre conheceu a atuação da empresa no município e discutiu, com os gestores presentes, pontos importantes para a renovação do contrato de prestação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. O diretor de operação do interior, Ubiratan Matos, explicou que o marco regulatório do setor trouxe uma série de benefícios aos municípios, que passam a contar com a garantia de investimentos e de intervenções que atendam aos respectivos planos municipais de saneamento básico (PMSB).

“Destacamos a obra, em andamento, do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Pontal, com recursos de mais de R$ 50 milhões, e obras para a regularização do abastecimento nos altos de Ilhéus, com perspectiva de finalização ainda este ano. Mas podemos conseguir ainda mais recursos para ampliar e melhorar os nossos serviços em Ilhéus”, afirmou Ubiratan.

O diretor explicou que um convênio de cooperação entre entes federados sinaliza aos agentes financiadores a intenção da Embasa e de Ilhéus em construir um contrato que atenda às partes interessadas, inclusive passando pela realização de audiências públicas. Ao assinar um convênio de cooperação, a Embasa também se compromete a prestar apoio técnico à prefeitura na elaboração do seu plano municipal de saneamento básico.

O prefeito Mário Alexandre disse que a Embasa deve apresentar um planejamento visando garantir segurança hídrica para Ilhéus nos próximos anos e trabalhar em articulação com a prefeitura, aproveitando também as obras de pavimentação que já estão previstas: “Da mesma forma que precisamos ser informados, pela Embasa, dos locais onde ela está com intervenções, é importante que o município estabeleça uma agenda permanente com a empresa. Dessa forma, podemos otimizar recursos e minimizar os transtornos das obras, sempre com vistas ao atendimento das necessidades da nossa população”, enfatizou.

Entre outros encaminhamentos da reunião, o prefeito se comprometeu a analisar a minuta do convênio e a manter entendimentos com a Embasa em relação ao abastecimento de água em áreas de ocupação espontânea da cidade. A Embasa, por sua vez, vai intensificar a fiscalização das suas contratadas no que diz respeito aos serviços de recomposição de pavimento.

O encontro também contou com as presenças do vice-prefeito e secretário municipal de planejamento e desenvolvimento sustentável, José Nazal; do secretário de infraestrutura, transporte e trânsito, Hermano Fahning; do secretário de comunicação social, Alcides Kruschewsky; da superintendente de operação sul da Embasa, Polyanna Carvalho; do gerente da Unidade Regional de Itabuna, Danilo Gomes; e do gerente do escritório local da Embasa em Ilhéus, José Lavigne.