Equipes de Una são capacitadas para o programa de rastreamento do câncer de mama


O caminhão do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama estará em Una entre os dias 19 e 26 de setembro. Neste período, uma estrutura de alta tecnologia estará montada em frente à sede da prefeitura de Una com equipes técnicas e especializadas para a realização de mamografias em mulheres de 50 a 69 anos de idade. O programa visa a prevenção, detecção e o tratamento do câncer de mama e, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Gleiciane Birschner Hora, a meta é realizar exames de mamografias em 1.240 mulheres do município, um número que corresponde a 100% do público alvo apontado pelo programa.

E para garantir o cumprimento das metas, as equipes técnicas de saúde de Una e os agentes comunitários participaram de uma capacitação na quinta-feira (10). Gleiciane explica que uma verdadeira força tarefa está programada para alcançar o público alvo. A secretária ressalta ainda que equipes serão designadas para percorrer todo o município em busca das mulheres que estão fora da cobertura dos programas de Saúde da Família. “Nós precisamos fazer esse diagnóstico e para bater a meta é importante o envolvimento de toda sociedade, como igrejas, Câmara de Vereadores e sociedade civil organizada”.

Vale ressaltar que o programa é exclusivo para mulheres com idade entre 50 e 69 anos de idade, que estão a mais de um ano sem realizar mamografia. As pacientes devem comparecer munidas de documento de identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço. Esta é a primeira fase do programa. As pacientes que forem detectadas com a doença terão todas as condições para realizar o tratamento pelo programa.