Lançado site de apoio à implantação do Projeto SEI Bahia


A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) lançou uma ferramenta para auxiliar na implantação do SEI Bahia, o sistema oficial de gestão de processos e documentos administrativos eletrônicos e digitais no âmbito dos órgãos e das entidades do Poder Executivo. Trata-se do Portal SEI Bahia, que está disponível para acesso a partir desta quinta-feira (10). Desenvolvido pela Saeb, em parceria com a Companhia de Processamento de Dados (Prodeb), o site reúne as mais diversas informações e conteúdos sobre o novo software, que irá eliminar o uso do papel como suporte físico para documentos administrativos em todo o governo baiano.

De acordo com o coordenador de implantação do SEI Bahia, Anderson Vasconcelos, um dos principais objetivos do site é fornecer conhecimento e suporte técnico aos administradores locais, como são chamados os profissionais designados para coordenar a implantação do sistema em cada um dos 75 órgãos, autarquias e fundações onde o SEI será adotado. “O site vem para dotar os administradores locais das competências necessárias para garantir que o sistema se torne realidade em suas unidades”, explica.

Entre as ferramentas de apoio úteis aos administradores locais, Anderson cita as orientações técnicas para a implantação do sistema e a página sobre Legislação, onde é possível consultar, por exemplo, a Lei nº 12.618/2012, que regula o acesso a informações no âmbito do Estado da Bahia, entre outros instrumentos legais. Destaque também para a página de Boas Práticas, com dicas para aproveitar os recursos do novo sistema, e a videoteca, onde é possível conferir produções audiovisuais sobre o SEI.

“Para o usuário comum do SEI, um dos destaques do site é o manual de apoio e o guia rápido, onde reunimos informações sobre as 10 funcionalidades que mais se repetem no sistema”, acrescenta Anderson. Serviços úteis como o Service Desk – e o próprio Sistema Eletrônico de Informações – poderão ser acessados por meio do portal, que traz ainda notícias, sessão de Perguntas Freqüentes e uma ferramenta para que os interessados em receber informações sobre o projeto possam cadastrar seus e-mails.

Lançamento

O portal SEI Bahia será lançado oficialmente durante o Workshop SEI Administrar, promovido pela equipe do projeto no próximo dia 25 de agosto, das 9h às 12h, no auditório da Secretaria da Educação. O evento tem como objetivo capacitar os administradores locais para atuar na implantação do sistema. “Vamos aproveitar o evento para apresentar aos administradores todos os recursos que estão disponíveis para eles no endereço eletrônico”, afirma Anderson.

A Bahia é o primeiro estado do país a implantar o sistema, que foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O SEI é o sistema adotado no projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos.