TRE e Prefeitura assinam acordo no cadastramento biométrico dos eleitores


Um convênio assinado na manhã de hoje (4), no auditório do Centro Administrativo, no bairro da Conquista, em Ilhéus, pelo presidente do TRE-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e pelo prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, oficializa dois acordos de cooperação técnica: o primeiro, para dar celeridade no processo e cadastramento biométrico e, o segundo, para que as escolas da rede municipal de ensino sejam integradas ao Projeto Eleitor do Futuro, voltado para a valorização da cidadania e que está sendo interiorizado pela Escola Judiciária Eleitoral.

A solenidade contou com a presença de  dirigentes do TRE, representantes do judiciário e do Ministério Público, vereadores, secretários e servidores municipais. O prefeito Mário Alexandre destacou o papel do município no avanço da democracia e que este fortalecimento dá um novo impulso ao entendimento pleno do que seja cidadania. “Com a descentralização do Poder Judiciário é permitido a gente aprender e dialogar, resultado de um trabalho sério, tendo como prioridades a educação, a saúde e segurança de nossos munícipes”, disse.

Eleitor do Futuro – Uma das finalidades do Projeto consiste em transmitir informações aos jovens para auxiliar a sua formação enquanto cidadão e, dessa forma, conscientizá-los para eleger representantes políticos comprometidos com as propostas. A diretora da Escola Judiciária Eleitoral, Adriana Passos, salienta que a proposta do TRE/BA é expandir o projeto, levando-o a todos os municípios do estado.

Sobre o Projeto Eleitor do Futuro, o desembargador ressaltou que o Projeto Eleitor do Futuro tem o propósito de promover a conscientização política dos adolescentes, de modo que eles fiscalizem o processo eleitoral. Para ele, os jovens executam um papel importante também na divulgação da necessidade de realização do cadastro biométrico por parte dos eleitores. Ele também reafirmou o pedido de apoio dos prefeitos e da imprensa para que seja atingida, até 31 de janeiro de 2018, a meta de três milhões de eleitores cadastrados na Bahia.

Cidade Pioneira – O presidente do TRE também elogiou o prefeito Mário Alexandre, por ser o primeiro prefeito na Bahia a buscar para o município a nova tecnologia, além de abraçar o projeto Eleitor do Futuro. “Sua excelência abraçou de forma integral. Tudo o que foi necessário para a implantação, o prefeito Mário nos assegurou o apoio com estrutura e material humano”, completa.

A solenidade de assinatura da parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e a Prefeitura de Ilhéus foi a penúltima atividade da Corte Eleitoral na cidade. Logo mais, às 19h, será realizada uma Aula Magna, que acontecerá na Faculdade de Ilhéus.

Os eleitores de Ilhéus podem fazer o recadastramento biométrico, de segunda a sexta-feira, no Fórum Eleitoral da cidade (das 8h às 18h), localizado na Avenida Governador Roberto Santos, S/N – Esperança; na Biblioteca Pública (das 8h às 18h); ou no posto da Justiça Eleitoral no SAC (das 7h30 às 15h30). Dúvidas e informações podem ser obtidas por meio dos números (73) 3634-5074 / 3596.