Prefeito recebe o vereador Fabrício Nascimento e discute melhorias para Ilhéus


Durante reunião realizada, na manhã de ontem (01), no Centro Administrativo, no bairro da Conquista, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, recebeu o vereador Fabrício Nascimento, que esteve acompanhado por assessores, para discutir assuntos relacionados à saúde e à infraestrutura do município. O encontro tem como proposta manter o diálogo entre o Executivo e o Legislativo e estabelecer um relacionamento que proporcione maiores esclarecimentos à população ilheense.

 Durante a reunião, o vereador abordou questões importantes, a exemplo do funcionamento dos postos de saúde, realização de cirurgias, necessidade de mais profissionais para o setor e outros assuntos ligados aos bairros do Malhado, Conquista, Iguape, Pontal e Morada do Porto (Banco da Vitória). Além disso, foram discutidos atividades e projetos em andamento, de acordo com as respectivas emendas parlamentares e pedidos protocolados pelo vereador.

Participaram da reunião, os secretários municipais de Saúde, Elizangela Oliveira, de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, de Governo, Alisson Mendonça e de Administração, Bento Lima, além do administrador do bairro do Malhado, Waldelson Carlos (Set).

 Saúde – O vereador Fabrício Nascimento pediu esclarecimento acerca da infraestrutura na saúde, da melhoria da pavimentação de ruas, da iluminação pública, entre outros. Na saúde, especificamente, o edil ouviu esclarecimentos da secretária Elizangela Oliveira sobre os avanços da licitação que envolve o posto Sarah Kubitschek. Conforme disse, o secretário de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, assegurou a retomadas das obras o mais breve possível. “Estaremos reformando e ampliando outras unidades até o ano que vem, como os postos do Nelson Costa, da Conquista, Banco da Vitória, além de outros localizados na zona rural, a exemplo de Ponta da Tulha, Sambaituba, Castelo Novo, Pimenteira e Inema”, destacou Elizangela.  

A secretária informou ainda que está em debate com os especialistas sobre as cirurgias eletivas, para implementar ações que correspondam às demandas existentes, como a ampliação e o fortalecimento da rede de oncologia para Ilhéus até para as cidades no entorno do município. “Estamos conseguindo ampliar e organizar os fluxos, e propiciar ao próprio Estado mecanismos de investimentos na saúde em nosso município. Na Pediatria, o prefeito já anunciou a readequação e a municipalização do Hospital Regional Luiz Viana Filho, como o novo hospital materno-infantil com UTI e semi-UTI, tudo com vistas no novo Plano Municipal de Saúde (PMS)”, disse.

A secretária de Saúde relatou também que o prefeito Mário Alexandre conseguiu, recentemente, em Brasília, a liberação da adequação de projetos importantes que estavam bloqueados e a garantia do retorno desses recursos para o município, “uma vez que a antiga gestão não geriu com eficiência estas propostas, o que impossibilitou a implantação de mais 16 unidades de saúde no município.”

Melhorias – Por sua vez, o secretário de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, disse que todas as medidas estão sendo tomadas para que a cidade retome o caminho do desenvolvimento por meio de ações que impactem o dia-a-dia da população. “O vereador está certo em cobrar. Estamos iluminando a cidade e creio que até o meado de setembro, teremos toda rede de iluminação pública recuperada”, assegurou.

O prefeito Mário Alexandre ressaltou a importância do diálogo com os vereadores, pois são eles que escutam a população e cobram do executivo as ações. “Nós sempre ouvimos as lideranças. O projeto de reconstrução da cidade parte desses diálogos e questões que envolvem a saúde, a educação, a infraestrutura, entre outros, e sempre terão espaço em nossa mesa. Assim, colocaremos Ilhéus no patamar de desenvolvimento que ela merece estar”, enfatizou o prefeito.

“Entrei em contato com o gabinete para agendar a audiência. Também, solicitei a participação dos secretários com o intuito de relatar as deficiências em nossa comunidade. O prefeito Mário mantém as portas abertas para o diálogo e saio daqui satisfeito com os seus esclarecimentos. Continuaremos trabalhando, cumprindo o chamado e fazendo o povo ser ouvido”, declarou o vereador Fabrício Nascimento.