Comunidade comemora 50 anos de escola em Ibicaraí


Os estudantes, professores, funcionários, gestores e a comunidade de Ibicaraí, na região sul do estado, estão em festa pelos 50 anos da Escola Estadual Eduardo Spínola. Ao longo destas cinco décadas de fundação, é difícil encontrar quem não tenha um parente ou não tenha estudado na unidade escolar, considerada como importante da cidade. Contar esta história e comemorar a data levou a comunidade escolar e os moradores do município a participar ativamente de uma ampla programação, envolvendo apresentações dos projetos de arte e cultura, caminhada, culto ecumênico e uma homenagem aos gestores e professores que já passaram pela escola. As atividades aconteceram no período de 24 a 28 de julho.

Segundo o diretor da unidade escolar, José Wadson Conceição, é uma experiência transformadora estar à frente de uma escola que comemora o cinquentenário. “Foi gratificante prestar essa homenagem. É uma escola muito bem estruturada tanto na parte física quanto no corpo docente. Temos uma equipe muito bem preparada e os alunos, colegiado, pais, comunidade e professores sempre colaboram”.

A estudante Khadija Xayane Oliveira, 15 anos, 9º ano, pesquisou sobre a história da escola e apresentou o resultado do seu estudo aos colegas. “Pesquisei sobre toda a existência da escola, da sua fundação até hoje, inclusive por meio de fotos da escola no decorrer dos anos, de alunos, professores, projetos e ações que aconteceram aqui. Foi interessante saber de cada detalhe dos 50 anos do Spínola. Tivemos uma semana muito especial”.

Yasmin Silveira Céo, 13, 7º ano, também se envolveu com as festividades. “Gostei muito das comemorações do aniversário da escola. Foi uma semana proveitosa, de muito conhecimento e recordações. Tive a oportunidade de conhecer mais sobre a história da escola e pessoas que fizeram parte dela. A caminhada foi muito divertida, fomos muito bem recebidos e aplaudidos pela cidade e a população gostou muito do projeto”.