Campeonato baiano de canoagem tem início em Ubaitaba


Projeto do Centro de Canoagem de Itacaré

A cidade de Ubaitaba, terra natal do medalhista olímpico Isaquías Queiroz, sediou no domingo (30), a primeira etapa do Campeonato Baiano de Canoagem. As provas iniciaram às 9h30, na Av. Beira Rio, reunindo 120 atletas locais e também dos municípios de Ubatã, Itacaré, Maraú, Cachoeira e São Félix.

Participaram canoístas com faixa etária de 8 a 45 anos, disputando provas masculinas e femininas nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior, master e também paracanoagem. O campeonato baiano prevê mais duas outras etapas, agendadas para setembro, em Itacaré, e a terceira e última, em dezembro, na cidade de Ubatã.

A competição contou com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, que desenvolve projetos de iniciação esportiva em Ubaitaba, Ubatã e Itacaré, atendendo, desde o início de julho, a 270 crianças e jovens com aulas de canoagem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino. O investimento nos três núcleos soma cerca de 670 mil reais, para execução em 12 meses.

Para execução deste projeto, a Sudesb conta com apoio da Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), com sede em Ubaitaba. As entidades Associação Ubatense Esportiva de Canoagem (AUEC), a Associação de Canoagem de Itacaré e as Prefeituras de cada município auxiliam a ACC no desenvolvimento do projeto.


Centros de canoagem 

O investimento do Governo na canoagem também ocorre na melhoria da infraestrutura esportiva: em breve, terá início a construção dos três centros de canoagem dos municípios Itacaré, Ubaitaba e de Ubatã. Nos próximos dias, o Governo do Estado assina a ordem de serviço, autorizando o início das obras, com valor estimado em R$3 milhões.

O Governo do estado, por meio da Sudesb, também intermediou, junto à Confederação Brasileira de Canoagem (CBC), a doação de 52 barcos para a Bahia, sendo que 39 deles já foram entregues aos municípios de Ubaitaba, Itacaré e Ubatã. Os outros 13 serão usados para a prática esportiva em Salvador, no futuro núcleo que será instalado pela Sudesb em Pituaçu.