Cavalgada de Comandatuba aquecerá economia de Una


A cultura da cavalgada promete movimentar o município de Una e aquecer a economia local. Isso porque um grupo de amigos está mobilizando diversos amantes do esporte, criadores, músicos, profissionais e representantes de associações do segmento, para resgatar a prática da montaria no município. E já no mês de novembro está previsto um expressivo evento que deve reunir centenas de animais, cavaleiros e Amazonas, além de milhares de simpatizantes do esporte. É a Cavalgada Ecológica de Comandatuba, que acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro.

Organizado pelo grupo Ferradura de Prata e Gold Eventos, o evento tem o objetivo de resgatar a cultura da cavalgada tradicional, à moda antiga, onde o centro das atenções é a cultura sertaneja. Está prevista uma programação intensa com tudo o que o público tem direito, mas o principal fator diferencial desta Cavalgada está no trajeto da montaria. Os cavaleiros percorrerão um circuito de cerca de 10 quilômetros, saindo do distrito de Comandatuba, uma das vilas mais charmosas do Sul da Bahia, e segue até a praia de Itapororoca. E no caminho, os cavaleiros irão desfrutar de uma trilha totalmente plana, numa área de preservação ambiental da Mata Atlântica, com espetacular biodiversidade de fauna e flora, cruzando riachos e criação de bovinos e caprinos. O ponto de chegada é uma praia paradisíaca onde será realizada uma recepção com critérios totalmente da cultura raiz da Cavalgada.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Gusmão Neto, praticante do esporte e um dos idealizadores da Cavalgada, o objetivo do grupo organizador vai além da realização pontual deste evento especificamente. “Nosso grupo de cavaleiros quer fortalecer a cultura da Cavalgada de raiz, num clima familiar, onde o centro das atenções é a montaria, com gastronomia e música do sertanejo, num ambiente propício e seguro para os animais. E já temos muita gente de responsa envolvida e disposta a fazer as coisas acontecerem de forma qualificada, além do suporte institucional do prefeito Tiago”, comenta.