Novos semáforos inteligentes começam a ser instalados Ilhéus


Os novos semáforos inteligentes que começaram a ser instalados em Ilhéus vão aumentar a fluidez do trânsito em até 30 por cento. Os equipamentos têm sensores que contam os números de carros nas vias e alteram o tempo de abertura ou fechamento dos sinais de acordo com a quantidade de circulação de veículos. Ainda esta semana, engenheiros estarão averiguando as instalações e testando o novo método que no próximo mês, entrará oficialmente em vigor.

Os semáforos estão sendo instalados na avenida Lomanto Junior, na altura da entrada da Sapetinga, centro da cidade, rua Bento Berilo, depois na avenida Petrobrás com a Avenida Antônio Carlos Magalhães. Também no Parque Infantil, próximo ao cruzamento principal e outro na rodoviária, atuando em vias de alto tráfego na cidade. O novo sistema vai permitir ajustes em tempo real de maneira remota, contando com no-Breaks integrados, que auxiliarão caso haja falta de energia na localidade.

Benefícios – Segundo o diretor de Transporte e Trânsito (Sutran), Gilson Nascimento, essa tecnologia faz uma otimização do sistema semafórico. ”Ele vai contando os carros nos cruzamentos e seleciona o melhor tempo. Se tem menos veículos na rua, nós temos menos tempo de verde. Essa tecnologia faz uma otimização do sistema semafórico”, destaca.

O Secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, explica que a nova aquisição permitirá melhorias no dia-a-dia de quem trafega pela cidade. “A partir do momento em que a gente pode facilitar a organização dos semáforos vamos conseguir dar mais fluidez às vias”, disse Hermano.

Os antigos semáforos, que atualmente estão danificados, serão recuperados pelo grupo empresarial vencedor da licitação e reinstalados em bairros que registram grandes fluxos de veículos, a exemplo do Nelson Costa e Teotônio Vilela.