Secretário da Saúde inaugura ambiência da Unidade Canguru da Maternidade Magalhães Netto


O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, participou da inauguração da nova ambiência da Unidade do Projeto Canguru, na Maternidade Magalhães Netto, em Salvador. A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira, 19, e contou com a presença de Necionita de Souza Oliveira, presidente do Instituto Hygia, organização social responsável pela administração da maternidade.

Villas-Boas falou sobre a ampliação dos leitos em todo Estado da Bahia e a criação de unidades convencionais e do Método Canguru, entre outras. Segundo o secretário, até o final da gestão do governador Rui Costa os números serão ainda mais positivos do que os encontrados no início de 2015. “Vamos também continuar investindo no fortalecimento tecnológico e na capacitação dos profissionais da saúde em toda Bahia. Quero dar meus parabéns novamente ao Grupo Hygia e mais uma vez colocar a Secretaria da Saúde à disposição para tudo o que for necessário”, afirmou o secretário. Com as alterações, a unidade ficou ainda mais aconchegante, acolhedora e humanizada para as mamães e bebês.

O método Canguru busca melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e sua família, promovendo, a partir de uma abordagem humanizada, o contato pele a pele (posição canguru) precoce entre a mãe ou pai e o bebê. Isto acontece de forma gradual e progressiva, criando um vínculo afetivo, estabilidade térmica, estímulo à amamentação e ao desenvolvimento do bebê.