Últimos dias de inscrição para cursos do MedioTec na rede estadual


As inscrições para 2.224 vagas oferecidas pela Secretaria da Educação do Estado em 31 cursos da nova modalidade de Educação Profissional e Tecnológica: o MedioTec, terminam nesta quinta-feira. A ação é dirigida aos estudantes matriculados no 2º ano ou 3º ano do Ensino Médio, que podem fazer o curso técnico no turno oposto ao ensino regular. As vagas são para 51 municípios e as inscrições, nos diferentes eixos tecnológicos, ocorrem exclusivamente pelo Portal da Educação.

O programa é uma ação do Ministério da Educação, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é proporcionar aos estudantes uma formação profissional e ampliar as chances de inserção no mundo do trabalho, seja com o emprego formal ou por meio do empreendedorismo.

Entre os cursos ofertados estão os técnicos em: Agronegócios, Agroecologia, Agroindústria, Administração, Aquicultura, Hospedagem, Guia de Turismo, Teatro, Canto, Dança, Eventos, Cenografia, Instrumento Musical, Agenciamento de Viagem, Pesca, Recursos Pesqueiros, Controle Ambiental, Cozinha, Zootecnia, Computadores, Telecomunicações, Redes de Computadores, Informática, Artesanato, Museologia, Controle Ambiental, Qualidade, Automação Industrial, Produção de Áudio e Vídeo. 

O processo seletivo inclui sorteio eletrônico, que ocorre no próximo dia 24, no qual concorrerão todos os inscritos. Para alguns cursos do eixo tecnológico Produção Cultural e Designer, os primeiros classificados no sorteio para o número de vagas oferecidas irão realizar um teste de habilidades específicas, no período de 26 deste mês a 2 de agosto.

No mesmo período está programada a matrícula e entrevistas (quando houver) para todos os cursos. Para isso, os classificados devem comparecer aos Centros de Educação Profissional e unidades compartilhadas para os quais se inscreveram. É preciso levar o original do Histórico Escolar ou atestado escolar atualizado; originais e cópias da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência.