Ações do Programa Saúde na Escola 2017 são ampliadas e chegarão a todos os municípios baianos


As ações do Programa Saúde na Escola 2017, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, estão sendo ampliadas e devem chegar a todos os 417 municípios baianos que fizeram adesão ao programa, podendo, desta forma, atender a mais de dois milhões de estudantes da Educação Básica. No total, vão participar 11.217 unidades escolares das redes municipais e estadual pactuadas, além de 2.644 creches, beneficiando a 100.257 alunos dessas unidades.

Realizadas em parceria com instituições ligadas à Educação, como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), e à Saúde, a exemplo da Secretaria da Saúde do Estado, as ações são trabalhadas no ambiente escolar. Entre as ações já alinhadas está a realização de quatro web-conferências, até o final do ano. A primeira acontece nesta quinta-feira (13), às 14h30, sobre o tema “A importância dos GTI-M no planejamento e implementação do PSE”. Destinada especialmente aos profissionais da Atenção Básica e da Educação, os interessados podem participar acessando o endereço www.telessaude.ba.gov.br/participe. O objetivo do encontro é planejar as ações que serão realizadas nos municípios, identificando as necessidades de cada um e traçar as estratégias de trabalho.

O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação, Fábio Barbosa, fala sobre a relevância das ações de promoção à saúde. “A adesão, este ano, de 100% dos municípios ao programa é um marco e demonstra um avanço do trabalho desenvolvido no ambiente escolar, através de parcerias”. Para a realização das ações do programa, dando sustentabilidade ao programa, o Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI) do Programa Saúde na Escola do Estado da Bahia elaborou um guia de orientações, disponibilizado no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

Guia de orientações – O guia, explica Fábio, tem o objetivo de sinalizar as estratégias que visam contribuir para a formação e institucionalização da formação dos Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), bem como o planejamento, a implantação e/ou implementação das ações vinculadas à saúde na escola, na perspectiva da promoção da saúde nos municípios baianos.

Para o processo de implantação das ações, está sendo feito um levantamento situacional dos municípios, através de um formulário, que irá subsidiar o trabalho. Visando, assim, potencializar as atividades em todo o Estado e, principalmente, contribuir para o seu bom funcionamento no âmbito municipal, o GTI-E elaborou o formulário “Levantamento Situacional do Programa Saúde na Escola – PSE no Estado da Bahia”, que deve ser respondido no link https://goo.gl/forms/iyfoyU7kgcZFmpYH3.

Saúde na escola – O Programa Saúde na Escola visa contribuir para a formação integral dos estudantes das redes públicas de Educação Básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde e à educação integral. Desenvolvido desde 2007 pela Secretaria da Educação, o programa é constituído de políticas de Saúde e Educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos.

A iniciativa engloba 12 ações estratégicas: atualização vacinal; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; ações de combate ao Aedes aegypti; avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração; avaliação da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação; prevenção ao uso de drogas; realização de práticas corporais, da atividade física e do lazer; prevenção de DST/AIDS e orientação sobre direito sexual e reprodutivo e promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos.