Especialista em economia criativa fará palestra na UESC


No dia 12 de julho, às 14h, o economista Thiago Cavalcante, membro e pesquisador da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEII) estará na UESC para proferir uma palestra intitulada “Empreendedorismo Criativo:  Experiências Nacionais e Oportunidades de Negócios”, a decorrer no Auditório da Torre Administrativa (5° andar).

O objetivo da palestra é apresentar um panorama geral da economia criativa, explorando conceitos e dimensões de um dos ramos da economia do conhecimento que mais cresce no Brasil. No país, a economia criativa representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), congregando setores econômicos que possuem a criatividade, a cognição e/ou a cultura como insumos produtivos primários, perpassando desde a produção de artesanato até a indústria de entretenimento, biotecnologia, moda, design, engenharia e tecnologia da informação e comunicação.

O papel da criatividade e da inovação na economia será o tema central da palestra, que também abordará o empreendedorismo criativo como estratégia de indução ao desenvolvimento regional por meio da formação de sistemas locais de criatividade.

Serão elencadas também, às oportunidades de negócio na região Nordeste do Brasil a partir de cases de sucesso e do mapeamento da vocação criativa de cada estado. Com isso, serão discutidos os nichos de mercados existentes, os ambientes e políticas públicas de desenvolvimento de ideias criativas para formação de novos negócios, além de apontar as profissões criativas mais promissoras nesses estados.

O evento é gratuito e aberta a toda a comunidade regional. As inscrições podem ser realizadas através do link: https://goo.gl/forms/0jJ1En3TVlk1Cxhs1.