Agenda Cultural ferve no sul da Bahia


Por Eloah Monteiro

Foto: João Ramos/Bahiatursa

No mês de julho, o cenário cultural está fervendo no Litoral Sul da Bahia. A quem costuma dizer que faltam opções de lazer e cultura na nossa região, seguem algumas opções de exposições e leitura gratuitas para vocês.

Ontem à noite, 05, quem brilhou foi o artista plástico Vinícius Figueiredo, com a abertura da exposição “Anatomia do Imaginário” em Ilhéus. A mostra traz quadros mistos de pintura e desenho que ressignificam a natureza e o cotidiano através do olhar do artista. As obras de Vinícius Figueiredo são reconhecidas nacional e internacionalmente e estarão disponíveis para visitação pública e gratuita na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho, em Ilhéus, até o dia 31/07. A abertura da exposição contou com a participação de Cabeça Isidoro, cantor e compositor, e do DJ Bruno Vita.

Hoje, 06, aniversário de Frida Kahlo, quem ocupa a cena são as mulheres. Foi lançado virtualmente, desde as 9:00h da manhã, o Profundanças 2. Organizado pela poeta itabunense Daniela Galdino, esse segundo volume da antologia conta com 16 autoras da BA, de PE, SP e RN, além de 19 fotógrafes dos mesmos Estados e pode ser baixado gratuitamente pelo link: http://vooaudiovisual.com.br/projects/profundancas2/.

O projeto Profundanças 2 é totalmente colaborativo e destina-se a romper as formas de silenciamento que ainda se abatem sobre a escrita de mulheres. Para celebrar o lançamento do projeto, acontece hoje à noite, a partir das 19h, um sarau protagonizado pelos artistas locais. Músicos, atores, performers, fotógrafos, poetas, todos reunidos no IHASE, Zildolândia, Itabuna/BA, para celebrar a segunda edição da antologia de mulheres. A entrada é franca, mas durante o Sarau as pessoas podem contribuir com a ação no sistema “pague quanto puder”, colaborando voluntariamente e de acordo com as suas possibilidades.

Para lacrar a seleção com chave de ouro, voltamos a Ilhéus com a abertura da exposição fotográfica Elekô: um processo de descolonização da mulher negra, de Andreza Mona, fotógrafa e comunicóloga. A abertura será no próximo dia 10segunda-feira, a partir das 16h, e os trabalhos ficarão expostos até o dia 15 de julho, no estúdio IOS INK Tattoo – que fica na Rua Visconde de Mauá, 208, Centro de Ilhéus/BA. A mostra conta também com exposição de artes integradas entre Mona e outros artistas da região, além do Bazar das Comadres, que oferece produtos artesanais confeccionados por mulheres empreendedoras e criativas. A entrada também é franca. Esta ação faz parte do Julho das Pretas, agenda comum de intervenção do movimento de mulheres negras da Bahia em comemoração ao 25 de julhoDia Internacional da Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha.