Vigilância sanitária de Itacaré realiza fiscalização nas praias


O serviço de vigilância sanitária da Prefeitura de Itacaré realizou durante o mês de junho inspeções nas barracas Praia da Concha, uma das mais frequentadas da cidade, com o objetivo de garantir a qualidade dos alimentos, promover e proteger a saúde da população do município e também dos turistas. A proposta é realizar com frequência esse serviço nas mais diversas praias de Itacaré.

 O secretário de Saúde da Prefeitura de Itacaré, Ricardo Lins, informou que durante o mês de julho novas inspeções serão feitas para observar a qualidade dos alimentos, a forma como estão sendo armazenados e também como são manipulados. De acordo com ele, a vigilância sanitária tem um papel fundamental de fiscalização para garantir que produtos, serviços e bens estejam adequados ao uso. “Trata-se de um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir em problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços que interessam à saúde”, explicou.

Na semana passada a Prefeitura de Itacaré, através das secretarias de Turismo e Saúde, juntamente com o serviço de vigilância sanitária, realizou na Câmara Municipal uma capacitação sobre Boas Práticas para Manipulação de Alimentos, destinada para os Vendedores Ambulantes que atuam na Praia da Concha. A capacitação faz parte do Projeto Ambiente Legal – Turismo de Qualidade, desenvolvido pela Prefeitura de Itacaré desde o início desse ano.

O objetivo desse trabalho, segundo explicou o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, é garantir um serviço muito mais organizado, melhores condições de trabalho e buscar a capacitação e qualificação dos agentes que atuam nesse setor para oferecer um atendimento mais qualificado e profissional para os itacareenses e turistas. Tudo isso sem contar que quando se oferecer um serviço melhor, mais organizado e com profissionais mais capacitados, todos saem ganhando, aumentando a renda e melhorando a qualidade de vida.