Sistema possibilita consulta e recurso online de multas em rodovias estaduais


Por meio do Condutor Online será possível a realização de defesa prévia e serviços (Foto: Ulgo Oliveira/Seinfra)

Oferecer mais conforto e agilidade no atendimento aos cidadãos é a proposta da Secretaria de Infraestrutura da Bahia do Estado (Seinfra) ao lançar o Condutor Online, sistema para pesquisa de multas de trânsito aplicadas em rodovias estaduais (BAs). Para iniciar a consulta basta que o condutor acesse o site do órgão e faça o seu cadastro.

Por meio do novo sistema será possível realizar defesa prévia e serviços como apresentação de condutor e recursos à Jari (Junta administrativa que julga as infrações). No primeiro acesso, é necessário informar o Renavam e a placa do veículo que deseja pesquisar. O Condutor Online vai validar os dados e, caso exista uma multa dentro do prazo legal para defesa ou apresentação de condutor, é possível anexar os documentos obrigatórios para realizar o recurso online.

Com o sistema é possível também ter mais transparência, comodidade e redução de custos para os condutores, que antes precisavam se deslocar do seu município de origem até a sede da Seinfra, em Salvador, ou encaminhar documentação pelos Correios. “O objetivo é dar mais conforto ao cidadão, ao mesmo tempo em que garante seu direito à ampla defesa com agilidade e rapidez”, assegura o coordenador Tecnológico da Informação e Documentação (CTID), André Nogueira.

O coordenador do setor responsável pela criação do Condutor Online enfatiza ainda que motoristas de outros estados multados na Bahia também vão poder realizar consultas e defesas no site, 24 horas por dia. “Estamos reduzindo os prazos para tramitação dos processos e ampliando o atendimento. O mundo está conectado e a Seinfra acompanha a informatização”, afirma Nogueira.  Além de consultar processos vinculados ao veículo, os condutores poderão em breve pagar multas vencidas. O sistema online irá disponibilizar a emissão de boleto atrasado, já com a correção do valor, que anteriormente só podia ser impresso presencialmente na sede da Seinfra.