Professor da UESC usa aplicativo de conversa no celular para realizar prova


Professor José cairo Júnior aplica prova por
aplicativo (Foto: Reprodução/ TV Santa Cruz). 

Um professor do curso de direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, inovou ao utilizar um aplicativo de conversa no celular para aplicar uma prova. A ideia fez sucesso entre os alunos, que aprovaram a medida tomada pelo docente.

A prova segue algumas regras. O celular deve ficar em modo silencioso, é proibida a comunicação e consulta entre os alunos e o aparelho só pode estar com a tela do aplicativo aberta. O professor envia as perguntas e os alunos têm entre dois e quatro minutos para responder cada questão.

Caso algum aluno queira mudar a resposta, ele pode reenviar a mensagem, desde que esteja dentro do tempo estipulado. O professor recebe todas as respostas e acompanha a prova a partir do aplicativo instalado no computador.

A novidade partiu do professor José Cairo Júnior, que explica o objetivo da avaliação. “Para incentivar os alunos mesmo a estudar mais e fazer avaliação nesse sentido. A própria lei já prevê que os atos processuais possam ser praticados por meios eletrônicos”, conta o professor.

Os alunos que passaram pela experiência de fazer a prova virtual, pelo celular, gostaram. “Na verdade, eu até estudo pelo celular, então já estou habituada. Eu não gosto muito de escrever, então digitar é muito melhor”, disse uma das estudantes. ( Tv. Santa Cruz)