Bebeto defende o desenvolvimento de Ilhéus e da região durante audiência com Secretário de Ciência e Tecnologia


O deputado federal Bebeto e o Secretario de Ciências, Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça.

Em audiência com o Secretário de Ciências, Tecnologia e Inovação, o ilheense Vivaldo Mendonça, realizada nesta sexta-feira (27), o Deputado Federal Bebeto ressaltou a importância da região Sul ter presença no secretariado do Governo Estadual, além de examinar com o secretário as políticas adotadas pela Secretaria.

O Deputado destacou que na década de 90, no auge da crise do cacau, Ilhéus fortaleceu sua economia com uma nova matriz econômica. “Em 95, com a instalação do Pólo de Informática tivemos um nova dinâmica econômica, com resultados no emprego, na renda e impactos positivos na arrecadação dos impostos pagos ao município. Tínhamos 74 fabricantes, 2.500 empregos diretos, participação de 20% na produção nacional de computadores e faturamento anual dos fabricantes em torno de 2,1 bilhões.  Esses números decresceram drasticamente, impactando negativamente o Estado, a região Sul e, sobretudo Ilhéus. Só o faturamento anual das empresas diminuiu mais de 1 bilhão e os empregos murcharam pela metade”, ressalta Bebeto.

O deputado defendeu ouvir os empresários do pólo, analisar suas demandas para convergência de agendas comuns, visando fortalecer as empresas, a economia local melhorando o ambiente de negócios da cidade.

Bebeto defendeu junto ao secretário, que o pólo continua sendo importante para a cidade, mas que é necessário fazer uma transição, fortalecendo as empresas, melhorando a relação com o Estado, transformando a cidade num pólo tecnológico, com inovação, conhecimento, agregando valores a novos produtos.

 “Considero fundamental aprofundar a relação e definir estratégias dialogando com a UESC, Universidade Federal do Sul da Bahia e Institutos tecnológicos, para além da cidade se tornar pólo tecnológico, transformar o eixo de Ilhéus – Itabuna em áreas do conhecimento e inovação, e o eixo Ilhéus – Uruçuca como pólo do chocolate, pois essas ações resultarão no maior desenvolvimento regional”, destaca o deputado.