História do nome de Família Kruschewsky ( Kruszewski)


Por Gustavo  Kruschewsky

Hoje eu publico um “achado” sobre a origem do nome de “family” (família) Kruschewsky (Kruszewski), fonte de uma Companhia Alemã sediada em Kosovo. Pesquisa encomendada pelo meu nobre filho Gustavo. Vale dizer que “a recuperação do Kosovo era uma das metas fundamentais dos Estados Unidos”.

O referido jovem (meu primeiro filho), era, à época, Sargento do Exército Americano e teve o mister de fazer várias viagens, junto a outros militares, em missão de “pacificação”, a exemplo de se fixar junto a Corporações do Exército Americano – defendendo a Bandeira Norte Americana – no período de um ano, (pasmem, logo em que lugar) no território IRAQUIANO.

Meu filho ingressou no Exército Americano, sem a ouvida opiniosa do seu velho pai, aos 18 anos. São os arrufos da tenra idade que levam a procedimento desta natureza. Mas, tudo correu bem! Graças a Deus! É um bravo! Está de parabéns! Teve uma brilhante carreira. Como dizia o saudoso colega e amigo irmão Dr. Wilson Rosa da Silva, referindo-se ao meu filho Gustavo: “Garoto de grande história de vida”… Apenas atrasou os seus estudos universitários. Porém, como dizia meu saudoso pai, seu avô, “nunca é tarde para estudar”.

Hoje aos 35 anos (completará, se Deus quiser, 36 anos no final do mês de janeiro de 2017) já com o diploma de curso superior de Justiça Criminal, em Boston, na cidade de REVERE. Por concurso público, ingressou na Segurança Pública daquela cidade Americana. Casado com Liliana Silva Martins (Kruschewsky), de 28 anos. Os quais me deram uma linda Neta – Laura Martins Kruschewsky, hoje com dois aninhos de idade.

Para conhecimento e reflexão seguem os termos da pesquisa:

“O nome de família Kruschewsky está classificado como sendo de origem habitacional. Nomes habitacionais são aqueles nomes de família que são derivados das localidades ou lugares de residência do primeiro portador ou dos nomes das cidades ou vilas de onde a pessoa originou. Em alguns casos, um nome habitacional se refere a uma residência que se distinguiu por uma placa ou gravura, normalmente exposta acima da porta. Neste caso específico, o nome Kruschewsky surgiu como uma grafia germanizada de um sobrenome polonês Kruszewski, que por sua vez foi derivado da palavra polonesa “krusza”, que é uma referência à “árvore da pêra”. Então “Kruszem” teria indicado um grupo ou pomar de pereiras, enquanto o portador original do nome de família Kruszewski teria sido um dos habitantes desta localidade.

Pela mesma marca, há cidades e vilas na Polônia com nomes tais como:

“Kruszow” e “Kruszewo”, e é provável que alguns dos primeiros portadores do sobrenome fossem nativos destes assentamentos. Uma das referências mais antigas deste nome ou de uma variante é um registro de Antoni Kruszewski, que foi um Cônego mencionado em documentos do ano de 1778. Wilhelm Carl Kruschewsky, filho de Carl Kruschewsky e Emilie Frederike Walter, foi batizado em 24 de abril de 1872 em Neuwarp na província de Pomerania na Prússia. Todavia, pesquisas continuam obviamente sendo feitas e este nome pode ter sido documentado em uma data ainda mais anterior a essa indicada acima. Casamentos e batizados Poloneses eram registrados em documentos de igrejas tão cedo quanto o século dezessete, e indica que naquele tempo, muitos nomes de famílias polonesas já estavam fixados e hereditários. Formas germanizadas de sobrenomes poloneses surgiram a princípio na Prússia, que então englobava muito do que é hoje o oeste da Polônia. Muitas famílias Kruszewski nobres exibiam o escudo do Clan ABDANK, que estão descritos abaixo:

BRAZÃO: Galões; duas divisas invertidas

Juntas de prata

Formando a letra “W”

Tradução: Galões (vermelho) denotam magnanimidade.

Escudo: A responsabilidade da defesa.

Origem: Alemanha.

Fonte: Companhia Alemã sediada em Kosovo. Pesquisa encomendada por
GUSTAVO DUNKEL KRUSCHEWSKY”

Pesquisa na internet realizada por este articulista foi encontrado o nome de uma gaúcha de nome Menser Beatriz KRUSZEWSKI (salvo melhor juízo ela é poetisa) mãe de Rosana KRUSZEWSKI. Além de Marcus KRUSZEWSKI e Frank KRUSZEWSKI. Este residente nos Estados Unidos. São dados apenas para reflexão em busca de novas pesquisas a quem interessar.

O autor do artigo, Gustavo Cezar do Amaral Kruschewsky é Professor, Advogado e Escritor.