Os mesmos temperos na dose certa: Ilhéus, Sabor Ilhéus!


Por Aldircemiro Duarte (Mirinho)

A comida preparada com os mesmos temperos por mãos diferentes tem sabores diferentes, pois, cada mão tem uma dosagem do tempero no preparo da comida, para mais, para menos, ou na medida certa, é o que faz a diferença no sabor e cairá ou não na preferencia de quem a saboreia.

É fato notório e já publicizado que alguns dos nomes indicados para assumir o secretariado do governo Mário Alexandre/Nazal atuaram em governos pretéritos mal sucedidos, por isso, tais nomes não foram bem recepcionados por parcela da sociedade que com razão, descrente e diante de tanto dezêlo e desmando com a “res” pública, quer ver a coisa funcionar de imediato num tilintar de dedos, num piscar de olhos.

Todos nós ansiamos que a nossa Ilhéus mendiga, maltratada e maltrapilha de hoje, seja ressuscitada, rejuvenescida e reconduzida como dantes, ao seu trono de Princesinha do Sul.

Porém, se fizermos uma avaliação detida e individual de cada nome indicado para o novo governo municipal, que fez parte de governos anteriores, do ponto de vista da idoneidade, desconhecemos qualquer mácula que os nodoe. Se olharmos em termos de capacidade e competência em relação à pasta que lhe foi confiada nos governos pretéritos, por obrigação “moral e cívica” haveremos de avaliar se a estrutura que lhe fora dispensada para a execução dos seus serviços à época, era adequada, ou, se ao invés de secretário lhe fora incumbida à missão de santo milagreiro. Não se pode olvidar o aspecto da estrutura e da necessária harmonização da máquina administrativa, como uma engrenagem impulsionadora do seu próprio funcionamento, que para bem funcionar, cada peça dessa máquina deve estar em perfeita condição de uso, cumprindo, no mínimo, a contento, a sua função individual – trabalho em equipe de cada secretaria – cuja função é indispensável para o funcionamento de outra e assim sucessivamente. Isso se chama intersetorialidade, que é uma estratégia que se faz, mediante efetivação de trabalhos simultâneos e integrados para obtenção dos resultados pretendidos em favor do administrado.

Se as administrações passadas, inclusive a que está indo embora tivessem adotado o sistema de trabalho em equipe e “intersetorizado”, oportunizando aos seus auxiliares a liberdade para atuar com eficiência e eficácia, com certeza se obteria a efetividade dos serviços e a população seria a única favorecida. Quem questiona a idoneidade moral, a capacidade profissional e a competência técnica do atual Secretário de Planejamento Joaquim Bastos, que geriu com sucesso o nossa renomada UESC? Ninguém duvida desses seus atributos, inclusive se pode assegurar que qualquer Instituição e/ou ente federativo que trabalhe com seriedade e respeito quer tê-lo no seu corpo diretivo. Entretanto, o sistema administrativo estúpido e cruel imperante em nosso município não lhe deixou caminhar, porque é típico desses sistemas usarem as pessoas de ilibada conduta moral e reconhecida capacidade profissional, integrando-as a seus governos, como um meio de usufruir e se entocarem por detrás da credibilidade e lisura alheias, pois, sendo eles, os poderosos controladores desses sistemas, desprovidos dessas qualidades, somente com os seus iguais, jamais atingiriam os seus objetivos.

Portanto, o governo Mário Alexandre/Nazal anuncia um trabalho de equipe e promete e se compromete em proporcionar uma Ilhéus de Cara Nova. Para isso, está se ousando a usar adequadamente e na dose certa alguns temperos já utilizados por gestores antecedentes, que causaram dissabores. No entanto, há de se refletir que com ou sem eles, os governos anteriores não deram certo. Logo, não podemos apontá-los como os responsáveis pelos insucessos.

Se as mudanças ocorrerem e essas peças não se adaptarem ao novo sistema, aí, sim, será a hora de gritarmos.

Por enquanto, é recomendável que baixemos a nossa guarda e dispamo-nos do dom de pitonisa, aguardando o governo Mário/Nazal colocar a mão na massa e mostrar a sua eficiência no temperar das mudanças, para que, sejamos servidos de políticas públicas sérias e eficazes em favor do ilheense, e assim, com orgulho, termos a honra de saborear o sucesso com apenas uma única opção oferecida no nosso cardápio: ILHÉUS, SABOR ILHÉUS!