Reunião discute plano estratégico de revitalização da Bacia do Rio Cachoeira


Despejar no rio Cachoeira, “de modo contínuo e deliberado”, “diretamente” e “in natura”, todos os efluentes de esgotamento sanitário oriundos da rede coletora existente na cidade.Foto de Luiz Conceição.

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) promoveu reunião com o objetivo de discutir os projetos e ações para o Plano Estratégico de Revitalização do Rio Cachoeira, no sul da Bahia. O encontrou realizado no auditório da Ceplac, em Itabuna, reuniu representantes de instituições regionais e o presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Leste, Luciano Veiga, na terça-feira (29).

A proposta é promover a articulação entre os atores da Bacia e os executores do Plano Estratégico para possibilitar o envolvimento e a participação no contexto de toda a elaboração. Para Luciano, do ponto de vista institucional, diversos atores poderão dar suas contribuições, “a exemplo da criação do Observatório de Recursos Hídricos, que terá a finalidade de ser um Centro Tecnológico de Informações”.

O observatório formará um núcleo de informação e projetos que permitem a condução eficiente e eficaz das políticas públicas e privadas do setor. Estarão disponíveis os Planos de Saneamento Básico, os Planos de Bacias, diagnósticos, planos e projetos de institutos de ensino e de outros.

O Comitê de Bacias irá se reunir com os integrantes nos próximos dias para continuar o debate. Segundo o presidente, os membros do comitê têm autonomia necessária para moldar o Plano Estratégico a sua real necessidade, ou seja, apesar de ser uma proposta do Governo, o plano terá que ter o DNA da região.