Mario Alexandre se reúne com o trade turístico de Ilhéus


reuniao-com-atil-foto-clodoaldo-ribeiro-17-693x518

A Associação do Turismo de Ilhéus (ATIL) realizou na noite da última quinta-feira, 24, no auditório do Hotel Jardim Atlântico, uma reunião com o prefeito e vice-prefeito eleitos, Mário Alexandre e José Nazal. O encontro teve como objetivo estreitar o relacionamento do trade turístico com a nova gestão, apresentar sugestões para impulsionar o turismo no município, atraindo mais visitantes. Estiveram presentes os empresários Raimundo Machado, Áttila Eiras, Rafael Espírito Santo, Luiggi Massa e Marcos Lessa Vicente Morelli, Zaira Bueno, entre outros membros da associação.

Durante o encontro, a nova administração municipal expôs algumas propostas e conceitos que pretendem implementar no transcurso do mandato que se inicia em 1°de janeiro de 2017. O presidente da ATIL, Raimundo Machado, destacou o turismo como principal ponto de alavancagem para o desenvolvimento regional e o conclamou entendimento do trade com a nova administração. Algumas observações foram feitas com sugestões para providências que venham a contribuir para um bom desempenho do setor, a exemplo do reforço da limpeza pública, inclusive das praias, adjacências e centro histórico, já para esta alta estação, neste verão. Em seguida foi apresentada uma proposta para o calendário de eventos para 2017 e abordados outros projetos de interesse turístico, sempre destacando o potencial de geração de emprego e renda do setor, que hoje emprega em torno de 3.000 pessoas, diretamente, no município.

Mário Alexandre, fez uma síntese de encontros e visitas a ministérios que efetuou em Brasília, nos últimos dias, confessando-se feliz com o prestígio e admiração que Ilhéus desfruta na capital e em outros centros, funcionando como uma “chave” que abre muitas portas importantes:” Na audiência com o ministro do turismo, Marx Beltrão, solicitamos recursos para conclusão das obras de urbanização da orla sul da cidade, a inserção do município na divulgação turística nacional e internacional, além de tratarmos de importantes reivindicações que envolvem o setor”. O prefeito eleito considerou o encontro com a ATIL enriquecedor, acrescentando que tudo dependerá das condições que efetivamente forem encontradas na administração municipal: “A constatação da realidade será fundamental para que possamos planejar a gestão e diante desse quadro elencar as prioridades do governo, dentre as quais, como fator de desenvolvimento primordial, focaremos no turismo. O vice-prefeito eleito José Nazal enfatizou a importância desses encontros setoriais como meio de aproximar a futura administração municipal da sociedade ilheense:” Não acredito que seja possível fazer um bom governo sem ouvir e debater com a população diretamente e através de suas organizações. Todos esses mecanismos serão prestigiados e valorizados, a exemplo dos conselhos municipais que, a nosso ver, devem funcionar de acordo com a lei, respeitando as paridades previstas nas suas composições. Sabemos que existem muitas pendências, demandas represadas e que não vai ser possível fazer tudo que gostaríamos, mas seremos transparentes e queremos modificar a forma de conduzir o governo de Ilhéus, tendo em vista a cidade pertence à sua população.

Por sua infraestrutura, aeroporto, porto e diversas estradas, Ilhéus, com aproximadamente sete mil leitos de acordo com os padrões do ministério do turismo, é o portal de entrada da região turística Costa do Cacau, que engloba outros importantes destinos como Itacaré, Canavieiras, Uruçuca, Una e Itabuna.