Itabuna realiza maior mutirão de prevenção do diabetes do Brasil


img_2016-11-25_12-05-15-540x533

Será realizado neste sábado, 26, o Mutirão do Diabético de Itabuna, que faz parte do calendário da Federação Nacional do Diabetes e é considerado um dos maiores eventos de prevenção e tratamento da doença em todo o mundo. Promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna (ASDITA), o mutirão acontece no HOBR e na Praça Rio Cachoeira.

Na área interna do Hospital de Olhos, haverá mapeamento de retina para detecção de retinopatia diabética, exame do pé diabético com triagem dos casos mais graves, exame do rim diabético com a equipe de nefrologia da Santa Casa, e tratamento a laser de retina e orientação médica para todos os diabéticos. Os casos mais avançados da doença serão encaminhados para tratamento.

Na Praça Rio Cachoeira, a Cidade do Diabetes, serão prestados serviços de orientação e prevenção como exames de glicemia capilar para detecção do diabetes, hipertensão arterial avaliação nutricional, cuidados com o pé diabético, utilização correta da insulina, monitoramento do diabetes em casa, orientação bucal, avaliação auditiva, cadastro de medula óssea, detecção de hepatite C, direitos do diabético e atividades físicas com avaliação dos pacientes.

Na Cidade do Diabetes também, será instalado o espaço Diabetes Kids, com atividades recreativas e exames de detecção do diabetes em crianças, com a participação de equipes da  rede básica de saúde em Itabuna. Estudantes da Uesc, Unime e FTC atuarão em ações educativas.

No palco montado na Praça Rio Cachoeira, haverá pronunciamento de autoridades e oftalmologistas de renome internacional, e a participação de artistas regionais, os terapeutas do riso, além de uma edição especial do  programa Balanço Geral da TV Cabralia/Rede Record, com Tom Ribeiro.

O coordenador do Mutirão do Diabético, Dr. Rafael Andrade, destaca que “esse é um evento que envolve todos os setores da sociedade organizada e que tem como foco a prevenção através da informação e orientação”. “É uma maneira de levar a um número cada vez maior de pessoas a maneira de conviver com o diabetes, uma das doenças que mais vítimas fazem em todo o mundo”.

A meta do Mutirão do Diabético 2016 é chegar a 30 mil procedimentos, entre ações de prevenção e atendimento médico-oftalmológico. O evento tem o apoio da Bahiagás, Prefeitura de Itabuna/Secretaria de Saúde/FICC, Novartis, Óticas Carol, Zeiss, Unimed. LAP, Lions, Rotary e CDL de Itabuna.