Ilhéus terá o “Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele”, no próximo sábado, dia 26


prevencao-cancer-de-pelePelo terceiro ano consecutivo, a Clínica AMO, em Ilhéus, será um dos postos da campanha do “Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele”, nesta edição terá a coordenação da dra. Thaís Saback. O evento é promovido em todo país, anualmente, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Este ano, a ação acontecerá no próximo sábado, dia 26 de novembro, das 8h às 13h, em mais de 120 postos de atendimento no Brasil. Neste dia, dermatologistas realizam o exame clínico, gratuito, para detecção de casos suspeitos.

De acordo com a dra. Thaís Saback, o carcinoma basocelular (CBC) é o câncer de pele mais frequente – possui crescimento lento e baixo potencial para metástase – mas pode causar destruição local e das estruturas próximas, caso não seja tratado. “O carcinoma espinocelular (CEC) é o segundo tipo mais frequente, tendo como lesão precursora a ceratose actínica, que também merece tratamento apropriado. O melanoma é subtipo mais grave, sua detecção e tratamento precoces são fundamentais para aumentar as chances de cura e reduzir o risco de morte. Aparece principalmente nas áreas expostas ao sol, como nas costas em homens e nas pernas em mulheres, podendo ocorrer em qualquer região do corpo” alerta.

A especialista esclarece que “pessoas de pele e olhos claros, ruivos, portadores de muitas ‘pintas’ e com casos de câncer de pele na família são a população de risco.  Moradores de regiões com alto índice de radiação ultravioleta, a exemplo de Ilhéus, história de queimadura solar na infância e adolescência e uso de câmaras de bronzeamento artificial também elevam o risco”.

“Suspeite do câncer de pele sempre que surgir uma lesão nova de cor acastanhada, enegrecida ou rósea, ou quando uma pinta preexistente modifica seu aspecto, aumenta de tamanho ou sangra com facilidade. Também devemos ficar atentos aos machucados que não cicatrizam. A avaliação do dermatologista, munido de um dermatoscópio, permite detectar o câncer de pele mesmo em fases iniciais”, avisa a médica.