Ex-ministro diz que se demitiu porque Geddel o pressionou para liberar obra


O ministro da Cultura, Marcelo Calero - Givaldo Barbosa / Agência O Globo.
O  ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero – Givaldo Barbosa / Agência O Globo.

De saída do governo, o ministro da Cultura, Marcelo Calero, acusa o ministro Geddel Vieira Lima ( Governo) de tê-lo pressionado a produzir um parecer técnico para favorecer seus interesses pessoais.

Em entrevista a Folha de São Paulo, Calero diz que Geddel o procurou pelo menos cinco vezes- por telefone e pessoalmente-para que o Iphan ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, aprovasse o projeto imobiliário La Vue Ladeira da Barra, nos arredores de uma área tombada de Salvador.

Nas palavras do agora ex-ministro, Geddel disse que pelo menos em duas dessas conversas possuir um apartamento no empreendimento que dependia de autorização federal para sair do papel.

Vaquejada 

Segundo o blog da Coluna do Estadão, outra razão que motivou a saída de Calero foi o impasse em torno do projeto, aprovado no Senado na semana passada, que dá à vaquejada status de manifestações da cultura nacional e os eleva à condição de patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Com um relatório do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) em mãos, o ministro chegou a pedir ao presidente Michel Temer que vetasse a lei. Encontrou obstáculos de ministros próximos ao presidente, que defendem ainda que Temer faça um evento grandioso para sancioná-la já que o tema teve muita repercussão com a manifestação de vaqueiros em Brasília.